terça-feira, 30

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Em uma semana, Canoinhas tem explosão de casos de covid; 50 somente nesta sexta

Últimas Notícias

Em 24 horas seis pessoas foram internadas na Ala Covid do Hospital Santa Cruz

- Ads -

O ano de 2022 começou com o rápido recrudescimento da pandemia de covid-19 em Canoinhas. Somente nesta sexta-feira, 7, pelo menos 50 novos casos da doença foram confirmados na cidade. Somados aos casos já identificados desde o começo da semana, já são 178 pessoas em isolamento. Em uma semana, Canoinhas foi de zero casos identificados a 178 e a perspectiva é de que novos casos sejam detectados.

Nesta quinta e sexta-feira, dias 6 e 7, havia filas nos postos de saúde que estão atendendo pacientes com sintomas de covid. Com o desligamento da Central Covid, os pacientes com sintomas estão sendo direcionados para a Unidade de Saúde Central (antiga Clínica da Mulher e da Criança, em frente ao Posto Mallon) e os postos do Campo d’Água Verde, Cohab 1 e Piedade. Os demais postos estão fechados com funcionários em férias coletivas.

A desmobilização do sistema de saúde se deu no fim do ano justamente por causa da baixa procura por pacientes. Contudo, segundo o secretario de Saúde do Estado, André Motta Ribeiro, as secretarias de Saúde dos municípios haviam sido alertadas para o risco de aumento de casos no começo do ano por causa das festas de fim de ano e, principalmente, por causa da variante ômicron do coronavírus, 4,2 vezes mais contagiosa que as outras variantes que pode, inclusive, infectar quem já está vacinado.

Apesar da alta contaminação em Canoinhas e região (leia mais abaixo), havia apenas um paciente internado na Ala Covid do Hospital Santa Cruz de Canoinhas nesta sexta-feira, 7. Esse quadro mudou e, em menos de 24 horas, outras seis pessoas foram internadas na Ala. Três estão intubados.


TESTES

A alta contaminação levou várias pessoas a procurarem os testes para saber se estão com uma gripe (há uma explosão de casos de influenza também) ou com covid-19. Os médicos que atendem casos suspeitos nos postos de Saúde orientam os moradores de Canoinhas a procurarem a Central Covid, que foi reativada apenas para coletar material que é enviado para exame no Laboratório Central, em Florianópolis. Dada a alta demanda, os exames retornam entre três e cinco dias. Nesta sexta, 7, havia filas de pessoas para coletar material.

Já quem tem condições, pode pagar R$ 89 por um teste de farmácia cujo resultado sai na hora. A Farmácia São João, uma das que fazem o teste em Canoinhas, tem computado média de 70 exames por dia desde quarta-feira, 5. Para se ter uma ideia, uma semana antes a farmácia havia parado de fazer os testes por falta de procura. Na quinta-feira, 7, a fila de espera para fazer o exame pago na farmácia era de duas horas. Para evitar aglomeração, os funcionários preenchiam o nome do cliente e seu número de telefone e pediam que aguardassem em casa ou no carro. Quando chegava a hora de o paciente ser atendido, eles telefonavam.


REGIÃO

A realidade canoinhense não difere dos demais municípios da região. Na última semana de 2021 havia apenas 10 casos de covid-19 sendo monitorados nas dez cidades do Planalto Norte – Canoinhas, Mafra, Porto União, Irineópolis, Major Vieira, Bela Vista do Toldo, Três Barras, Itaiópolis, Monte Castelo e Papanduva. Neste sábado já são 549 casos detectados somente nesta primeira semana de 2022. Somente Três Barras detectou 40 novos casos nesta semana. O Hospital Félix da Costa Gomes, que montou uma estrutura clínica para atender casos brandos de covid, está desde o final do ano passado sem pacientes.

VACINA

Autoridades de Saúde são unânimes em afirmar que a ômicron não está comprometendo as estruturas hospitalares por causa da vacinação. Canoinhas e região retomaram a vacinação nesta semana. Na Policlínica de Canoinhas houve fila na quarta e na quinta-feira. Para as autoridades, o interesse da população em se imunizar é extremamente importante no combate ao coronavírus.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?