Marcelo Lemos dos Reis participou de evento de da Unimed
REPRESENTATIVIDADE
O presidente do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC), o médico ortopedista Marcelo Lemos dos Reis, esteve em Canoinhas nesta terça-feira, dia 1º. Acompanhado do médico e ex-deputado estadual Antonio Aguiar, ele participou de evento da Unimed à noite. Por meia hora falou dos principais problemas da categoria, notadamente, para ele, a proliferação de cursos de Medicina pelo país.
Para Reis, a falta de representatividade política prejudica a categoria. Ele lembrou que classes como evangélicos e pecuaristas também perceberam essa vulnerabilidade e passaram a se empenhar em campanhas políticas, elegendo bancadas nas Câmaras federais e estaduais, além do Senado. A presença das categorias nestas casas de leis, argumenta o médico, é fundamental para defender os interesses das classes.
A classe médica, contudo, tem baixa representatividade política, segundo Reis. Ele conclamou os médicos a refletirem sobre o assunto.
Aguiar, que se afastou da política depois de cumprir cinco mandatos como deputado estadual, concordou com o colega.
AUDIÊNCIA PÚBLICA
A vereadora Tatiane Carvalho (MDB) sugeriu a realização de uma audiência pública para discutir a situação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Canoinhas. Sugere, também, que uma CPI venha a ser instalada para “ver o que está acontecendo na Saúde de Canoinhas”.
ROTATIVO
O vereador Ivan Krauss (PP) está solicitando que um ofício seja enviado à Empresa Hiper Of Ltda para obter algumas informações sobre o contrato que a empresa que explora o estacionamento rotativo em Canoinhas tem com a prefeitura. Ele pede um demonstrativo de qualidade, relatório financeiro e estatísticas mensais.
Quer saber, também, como estão sendo resolvidas reclamações dos clientes, sobre a taxa de insucesso dos usuários na aquisição e o número de avisos de irregularidades emitidos em 2024 e até março de 2025 que foram regularizados e convertidos em autuações.
O contrato vigente vai até 2029. O vereador ressaltou que estes dados são obrigação contratual por parte da Hiper Off.
ROTATÓRIA
O vereador Ivan Krauss (PP) também está solicitando que um ofício seja enviado a Alysson Rodrigo de Andrade, superintendente regional do Dnit em Santa Catarina, e Sandro Rogério Suszek, engenheiro responsável pelo Dnit em Mafra. O objetivo é saber se já há algum projeto em andamento para a construção de uma rotatória no trevo da BR-280, que dá acesso ao Parque Agropecoindustrial José João Klempouz e ao bairro Piedade.
OBRA FARAÔNICA
Um caminhão tombou na rua João Leandro Gonçalves, cujo trecho está sendo asfaltado a conta gotas pela SRV Projetos e Construções Ltda. A situação caótica da estrada, que deve levar um ano pra ficar pronta, motivou os vereadores de Canoinhas a solicitarem a presença de um representante da empresa para prestar explicações ao Executivo.
DE SAÍDA
Gestor Especial de Esporte e Lazer, junto a Fundação Municipal de Esportes e Lazer, Felipe Eduardo Flenik, não durou um mês no cargo e pediu exoneração. A portaria foi publicada nesta quarta-feira, 2.
VOTAÇÃO
O Elite Tênis Clube fará assembleia nesta quinta-feira, 3, para decidir se admite que o sócio Renato Pike usufrua de todos os benefícios, inclusive participar de campeonatos esportivos internos e jogar futebol em partidas amistosas.
O ex-vice-prefeito, réu da Et Pater Filium e da Mensageiro, foi barrado pela diretoria por causa da sua conduta denunciada pelo Ministério Público, mas conseguiu convencer a diretoria a aceitar que membros de sua família frequentem o clube. Agora, a Assembleia vai decidir se libera o acesso de Pike a todos os serviços.
TRANSPORTE
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) respondeu a um ofício encaminhado pelo deputado estadual Mário Motta (PSD), que cobrava a garantia do direito à gratuidade de assentos e descontos nas passagens para idosos em viagens interestaduais de ônibus. Após o gabinete do parlamentar receber reclamações de passageiros denunciando o descumprimento da Lei de Gratuidade para Idosos no Estado, o documento pedia informações sobre as fiscalizações e medidas adotadas pelo órgão para assegurar o cumprimento da legislação.
De acordo com a ANTT, entre 2023 e 2024, a ouvidoria da agência registrou 211 manifestações relacionadas ao benefício, sendo 106 em 2023 e 105 em 2024. A agência informou que as reclamações são encaminhadas para a Superintendência de Fiscalização (SUFIS), e servem para subsidiar tanto o planejamento dos escritórios de fiscalização, quanto o planejamento de operações específicas.
OAB

O novo presidente da OAB/SC, Juliano Mandelli, cumprirá sua primeira agenda de trabalho em Porto União na próxima segunda-feira, 7. Às 19h, ele dará posse à nova diretoria da Subseção local, que será presidida por Luciano Ribas Passos, tendo como vice-presidente Altino Luiz Lemos. A solenidade será na AABB União da Vitória.
Mandelli também irá debater com a advocacia da região temas de interesse da advocacia e da sociedade. A OAB/SC vem atuando em várias frentes com bastante impacto na sociedade e acaba de criar uma frente para combater o chamado “golpe do falso advogado”, que tem lesado a população e profissionais da advocacia. A Seccional acaba de lançar a Operação Contragolpe da Ordem, e terá um núcleo de inteligência de dados para municiar as autoridades, coletando provas sobre criminosos que se passam por advogados para aplicar golpes, principalmente via PIX. As ações serão realizadas pelo Comitê de Enfrentamento a Golpes contra a Advocacia da Seccional.