segunda-feira, 6

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Eleição municipal: Veja quando serão as convenções partidárias em Canoinhas

Últimas Notícias

Negociações seguem intensas até o fim de semana

ABERTURA

- Ads -

Começa nesta quarta-feira, 10, o período autorizado pela Justiça Eleitoral para realização de convenções partidárias em Canoinhas visando indicar os candidatos a prefeito e vice nas eleições suplementares marcadas para 30 de outubro.

A coluna consultou todos os presidentes de partidos com mais de 150 filiados e nenhum se reunirá antes de sexta-feira, 12. A temporada, contudo, já tem partido fazendo convenção nesta quarta-feira. O Republicanos, que deve apoiar o PSDB, se reúne às 10 horas no Escritório de Advocacia de Juliana Maciel.

O PSDB segue a temporada extraordinária às 19 horas de sexta, 12. Os tucanos, que têm Juliana Maciel como pré-candidata, se reúnem na Câmara de Vereadores.

No sábado, 13, às 13 horas, o PT, que tem Nilson Souza como pré-candidato, se reúne na sede do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio.

Já na segunda-feira, 15, último dia possível para convenções, quatro das grandes siglas batem o martelo. O MDB se reúne no Barbaquá às 18 horas para definir, possivelmente, pela candidatura de Wilson Pereira.

O Progressistas se reúne pouco depois, às 19 horas, no Planalto Hotel, tendo Ivan Krauss como pré-candidato.

O Podemos, que tem Marcos Homer com pré-candidato, marcou convenção no Hotel Casagrande às 19 horas.

Já o PSD, que tem como pré-candidato o prefeito em exercício, Willian Godoy, divulga apenas que fará convenção na segunda-feira, mas sem local e horário definidos. O PL, que tem os vereadores Gil Baiano e Mauricio Zimmermann como pré-candidatos, ainda não tem data para convenção.

O Cidadania ainda não definiu se vai apoiar alguém ou se se manterá neutro. O PDT também analisa se lançará candidato ou apoiará um nome de outro partido.



CALENDÁRIO

Veja as datas, horários e locais confirmados até o momento

PARTIDODATAHORALOCAL
Republicanos10 de agosto10hMaciel Advocacia
Podemos15 de agosto19hKyrie Hotel
PSDB12 de agosto19hCâmara de Vereadores
PT13 de agosto13hSiticom
MDB15 de agosto18hBarbaquá
Progressistas15 de agosto19hPlanalto Hotel
PSD15 de agostoindefinidoindefinido

  PL, União Brasil, PDT e Cidadania ainda não definiram



UNIÃO BRASIL

Secretário de Desenvolvimento Econômico e Rural de Canoinhas, Célio Galeski/Arquivo

Pré-candidato a prefeito, o presidente do União Brasil, Célio Galeski, foi internado no fim de semana para um procedimento no coração. Houve complicações, mas ele se recuperou e hoje deve receber alta. Por isso, o partido ainda não definiu quando fará convenção e que posição tomará.



MILIONÁRIO

A Transportes e Fretamentos Santa Cruz Ltda assinou contrato no valor de R$ 1.902.733,74 para transportar alunos da rede municipal e estadual de ensino, compreendendo 32 linhas e 93 dias letivos, entre 8 de agosto a 16 de dezembro, somando 91 dias letivos.

No caso do transporte da rede municipal, deste valor deverá ser separado o lucro, que segundo o Município vai abater os R$ 4,5 milhões que o Coletivo deve ao Município conforme acordo de colaboração premiada no âmbito da operação Et Pater Filium. Até agora, contudo, o Município não sabe como precificar esse valor.


OBRAS

Vereadores de Canoinhas aprovaram requerimento que cobra um posicionamento do prefeito em exercício Willian Godoy (PSD) sobre as obras iniciadas, e não concluídas, pelo ex-prefeito Beto Passos (PSD). “Maior pacote de obras da história se tornou no maior pesadelo da população”, reclamou Marcos Homer (Podemos).

Ele bem lembrou que o secretário de Planejamento Luiz Cesar Sakr prometeu uma medição que não termina nunca para ver o que se tem de pendente e o que é possível cobrar das empresas responsáveis pelas obras. Até agora nada foi apresentado à população.



EMULANDO

A liberdade de Adelmo Alberti animou aliados de Beto Passos (PSD). Nesta terça Wilmar Sudoski (PSD) até arriscou emular o limão como metáfora de oposição ao rebater queixa dos vereadores Marcos Homer, Zenilda Lemos e Juliana Maciel. Beto, como se sabe, comparava a oposição a um limão azedo.



AQUI, NÃO

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Edson Fachin, vetou pronunciamento do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em cadeia de rádio e TV com elogios ao combate à covid-19 no Brasil.

Na decisão assinada nesta segunda-feira, 8, Fachin afirmou que o princípio da impessoalidade “desautoriza a personificação de programas da administração pública federal”, especialmente no período que antecede as eleições.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?