Moradores compartilharam vídeos mostrando precariedade do local
A abertura de uma rota alternativa para veículos pequenos a fim de desviar as obras da primeira estrada interiorana a receber pavimento em Canoinhas, a rua João Leandro Gonçalves, que dá acesso a várias localidades no entorno do distrito de Paula Pereira, causou confusão e muita irritação nesta terça-feira, 10.
Ocorre que os mais de 150 milímetros de chuva que caíram no fim de semana deixaram intransitável um dos desvios, criado, segundo o secretário de Obras, Leandro Pires, apenas para veículos leves. Ocorre que veículos pesados como caminhões, tratores e até o ônibus escolar que circula pela localidade, passaram a usar o desvio. Vídeos divulgados por motoristas mostram a precariedade do desvio.
Leandro explicou na tribuna da Câmara de Canoinhas na noite desta terça-feira, 10, que a Secretaria de Obras vai trabalhar para tornar o desvio transitável. Os serviços estão agendados para esta quarta e quinta. “Hoje passaram caminhões, ônibus e tratores pelo desvio. O que aconteceu? Acabou destruindo a via. Isso é óbvio. Peço a compreensão de todos para que não transitem com veículos pesados pela via alternativa. Senão vai ficar bem complicado. A partir de amanhã, quarta e quinta, vamos fazer uma força-tarefa para concluir (os trabalhos). Temos material adequado. Mas o desvio é para veículos leves. Para veículos pesados segue o desvio pela estrada da Sereia, passando pelo Matão”, explicou.
OBRAS
O secretário de Planejamento de Canoinhas, Rafael Roeder, também participou da sessão da Câmara e disse que, apesar do transtorno causado pela chuva, nesta terça começou a concretagem da via, o que tem de ser comemorado como um fato histórico. “Agora o trabalho vai andar em ritmo acelerado. Somente se chover não tem como trabalhar”, afirmou, já respondendo a um questionamento do vereador Gil Baiano (PL), que apontou que o pouco número de trabalhadores na obra podem levar a um atraso.