quarta-feira, 8

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Desemprego em Santa Catarina cai para 3,2%, indicador de pleno emprego

Últimas Notícias

O número está em queda desde o primeiro semestre de 2022

- Ads -

A taxa de desocupação das pessoas com 14 anos ou mais chegou ao patamar de 3,2% em Santa Catarina. O número representa o número indica que o estado atingiu a condição de pleno emprego.

Na metodologia adotada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), considera-se que o estado tem pleno emprego sempre que a taxa de desemprego fica igual ou abaixo de 5%. Em dezembro de 2022, Santa Catarina atingiu a marca de um ano com o índice abaixo dessa marca, mas os 3,2% são o melhor resultado da série histórica com essa metodologia, iniciada em 2019.

O pior resultado foi no segundo trimestre de 2020, no início da pandemia de Covid-19, quando atingiu 7,2%. Dali em diante, o índice apresentou oscilações positivas e negativas, entrando em processo de queda desde o terceiro trimestre de 2021, quando o desemprego correspondia a 5,3% da população ativa com mais de 14 anos de idade.

Os dados de 2022, oficializados no final de fevereiro, mostram que a taxa de desocupação no estado teve queda gradual. Era 4,5 no primeiro trimestre, caindo para 3,9 no segundo, 3,8 no terceiro e finalmente 3,2 no último.

EMPREGO

Já a taxa de participação na força de trabalho das pessoas de 14 anos de idade ou mais, na semana de referência do estudo mostra que a participação delas no estudo se manteve estável no último ano, mas maior que em 2021. A participação na força de trabalho cresceu quatro pontos em 2021, fechando em 67%. O número, porém, apresentou queda no primeiro trimestre de 2022, para 66,9%. Mas dali em diante houve recuperação e chegou ao patamar de 68%, com pequenas oscilações durante o ano.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?