segunda-feira, 20

de

setembro

de

2021

ACESSE NO 

Deputado protocola projeto que cria Universidade Federal em Canoinhas

Últimas Notícias

- Ads -

Intenção do Ministério da Educação é de criar mais 30 universidades federais

Em visita recente ao Ministério da Educação, o deputado Darci de Matos (PSD) foi informado sobre o planejamento de mais 30 universidades federais ou novos polos campus avançados no País. No dia seguinte protocolou projeto de lei Na Câmara Federal propondo a criação da Universidade Federal de Canoinhas. 

“Algumas cidades do Planalto Norte possuem IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) abaixo da média catarinense e estão muito distantes do ensino universitário gratuito. Uma universidade em Canoinhas irá certamente contribuir para o desenvolvimento da região e confirmar a política do Ministério da Educação em interiorizar o ensino superior”, disse o deputado.

Tendo como base de sua economia o agronegócio, serviço, beneficiamento de erva-mate e indústrias de papel e madeira, Canoinhas tem uma experiência bem sucedida com o IFC (Instituto Federal de Canoinhas), cuja resposta à comunidade serve de inspiração para a futura universidade.

“A criação da universidade fará diferença para os jovens de diversas regiões que circundam Canoinhas. A ampliação do número de vagas e a efetivação do direito à educação superior são necessidades desta região, visando a democratização do acesso à educação nas universidades federais, conforme preceitua a Constituição brasileira”, lembrou o prefeito Beto Passos (PSD) ao comemorar o projeto.