quinta-feira, 1

de

maio

de

2025

ACESSE NO 

Deputado diz que grupo antivacina ameaça invadir Simpósio de Imunização em Santa Catarina

Últimas Notícias

- Ads -
Esta é uma coluna de opinião. Aqui você vai encontrar notas sobre bastidores da política regional e estadual, além de artigos que expressam a opinião do colunista.

“É de se acreditar que isto pode acontecer em SC?”, questionou

DE VOLTA A 1904

O deputado Fabiano da Luz (PT) informou no plenário da Assembleia, que o 3º Simpósio Catarinense de Imunização previsto para acontecer em abril está prestes a ser cancelado porque tem ameaça de invasão de pessoas que são antivacinas. “É de se acreditar que isto pode acontecer em SC?”, comentou.

Segundo ele, o simpósio é um evento tradicional, técnico, promovido pelo governo do Estado, Secretaria de Estado da Saúde, SUS, Superintendência de Vigilância em Saúde, pela diretoria de Vigilância Epidemiológica, a gerência de Doenças Infecciosas Agudas e Imunização.

“A que ponto chega a insanidade do ser humano. Outro dia tinha um seminário aqui dos antivacinas, que é o cúmulo, mas eles fizeram o evento e é um direito deles. Se querem ser antivacinas, não querem proteger seus filhos, o problema é deles. Agora cancelar um evento das áreas técnicas, que tem fundamentação científica, que tem pesquisa na área por ameaça de invasão, sendo que são as vacinas que estão erradicando uma série de doenças mundo afora.”

Fabiano disse aos que não estão preocupados com a saúde e o futuro dos seus filhos, que deixem em paz quem está preocupado com isso. “Deixem que as áreas técnicas, governamentais, de saúde, que sabem o quanto é bom e eficaz e quanto de resultado positivo traz a imunização possam fazer o trabalho deles.”

O deputado aproveitou para destacar que não é anormal este grupo ameaçar invadir um evento para promover quebradeira, já que “dá pra ver o que fizeram em Brasília que inclusive tem julgamento hoje, que acham que se não é do jeito que querem, tem que sair quebrando tudo, mas respeitem quem está preocupado com a saúde, com as crianças, quem quer erradicar as doenças no nosso estado, no nosso país e no mundo.”

Segundo ele os próprios clubes, como Rotary e Lions têm campanhas internacionais de erradicação de doenças. E de repente se vê uma notícia como esta. “Estes grupos são contra a vacina simplesmente porque foram convencidos de que cloroquina e ivermectina trazem mais resultado do que uma vacina.”

Fabiano espera que as autoridades tenham a determinação e o respaldo das lideranças para promoverem o evento e principalmente realizar as campanhas de vacinação. “Não adianta vacinar cachorro contra a raiva, gado contra a brucelose e achar que o ser humano não precisa. Isto é insanidade.”








SECRETÁRIO

O vereador Fabiano Mendes (Podemos) será o novo secretário de Habitação de Três Barras.







FAMÍLIAS FORTES

A vereadora Kátia Oliskowski (Republicanos) apresentou um requerimento que pede ao Executivo Municipal, na figura da prefeita Juliana Maciel Hoppe (PL), da secretária de Saúde, Francieli da Costa Colla, e do secretário de Assistência Social, Vilson Nascimento, que realizem um estudo de viabilidade para a criação da política pública “Famílias Fortes”. O objetivo é desenvolver programas de prevenção ao uso de drogas que incluam a participação da família, algo que tem se mostrado muito eficaz em diversas iniciativas.

O programa “Famílias Fortes” se destaca por trabalhar no fortalecimento dos laços familiares, capacitar os pais e desenvolver habilidades que ajudem a prevenir o uso de drogas entre crianças e adolescentes de 10 a 14 anos que estão em situação de vulnerabilidade. Essa abordagem, que teve sua origem no Reino Unido, já foi adotada em vários países ao redor do mundo devido aos seus resultados positivos.

Diante da importância dessa proposta, a vereadora sugere a criação de uma comissão que possa estudar e avaliar a metodologia do programa, além de analisar a disponibilidade de espaço e equipe para a sua implementação. Também é fundamental elaborar um estudo sobre o impacto financeiro, com uma estimativa de custos e possíveis fontes de recursos que ajudem a tornar essa política pública uma realidade.






PACIÊNCIA ESGOTADA

O vereador de Canoinhas, Edmilson Verka (UB), está pedindo que seja enviado um ofício para a empresa SRV Projetos e Construções Ltda. A solicitação é para que a empresa tome medidas urgentes para melhorar o desvio ao lado do asfalto na Estrada João Leandro Gonçalves. O trecho está cheio de buracos, o que tem dificultado a passagem de veículos e gerado muitos transtornos, especialmente agora, durante a safra da colheita de grãos.

Além disso, o vereador também pede que a conclusão da pavimentação asfáltica seja acelerada. Essa estrada é essencial para o escoamento da produção agrícola e para a mobilidade da população local, e a sua melhoria é urgente.

A empresa já descumpriu, faz tempo, o prazo de entrega da obra.








SEGURANÇA

A Prefeitura Três Barras contratou uma empresa especializada em serviços de guarda e vigilância desarmada, que poderá usar cassetete. O objetivo é garantir a proteção de pessoas e do patrimônio nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), além das áreas de convivência da Assistência Social e da Secretaria de Saúde, incluindo o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), o Paço Municipal e o Centro Administrativo do São Cristóvão. O contrato tem validade até 7 de novembro de 2025.

O valor total dos serviços prestados não ultrapassará R$ 111.456,00. As despesas relacionadas a esse contrato estão vinculadas à previsão orçamentária específica do Fundo Municipal de Assistência Social de Três Barras.

A prefeita Ana Claudia da Silveira Quege destaca a importância dessa medida para assegurar a segurança nas instituições e áreas que atendem a comunidade.





EJA

Presidente da Comissão de Educação e Cultura, a deputada estadual Luciane Carminatti (PT) promove nesta terça-feira, 25, uma audiência pública para discutir os rumos da educação de jovens e adultos (EJA) em Santa Catarina. O evento, que acontece no Auditório Plenarinho da Assembleia Legislativa (Alesc), será realizado das 19h às 21h e terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da instituição.












CANABIS

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou nesta terça-feira, 25, pedido do deputado Padre Pedro Baldissera (PT) para que o secretário de Saúde do Estado Diogo Demarchi Silva, preste informações sobre a regulamentação da lei 19.136, aprovada e sancionada em dezembro do ano passado, que trata da distribuição de medicamentos à base de cannabis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina.








SINUCA DE BICO

A atual legislatura avaliou a medida tomada pela passada de deixar a segunda votação de resolução que concedia o título de cidadão honorário ao médico Odair Camargo como um problema. Se não colocassem em votação, recairia sob eles a má vontade com a indicação do ex-vereador Willian Godoy (PSD). Se colocassem e fosse rejeitada, o efeito seria o mesmo. Na dúvida e para não criar polêmica, aprovaram e o título será concedido.








OAB-SC

Dois catarinenses ganham protagonismo e vão liderar frentes estratégicas na OAB nacional. O conselheiro federal Rafael Horn foi designado pelo presidente nacional, Beto Simonetti, como coordenador-geral das Comissões e das Procuradorias do Conselho Federal (CFOAB), e também para coordenar uma nova pasta na instituição, de Projetos Estruturantes. Já o atual presidente da OAB/SC, Juliano Mandelli, foi nomeado como vice-presidente do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA), que é responsável por investimentos para aperfeiçoamento e desenvolvimento de serviços prestados aos advogados e advogadas em todo País. As nomeações ocorreram nesta semana, em evento em Manaus (AM).