segunda-feira, 6

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Prefeita de Três Barras exonera secretário réu na Mensageiro

Imagem:Arquivo

Últimas Notícias

Ernani Wogeinaki não é mais secretário de Agricultura e Meio Ambiente

FORA

- Ads -

Ernani Wogeinaki não é mais secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Três Barras. A prefeita Ana Claudia Quege (PP) exonerou o político na semana passada, dias depois de o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) ter aceitado a denúncia do Ministério Público (MP) e tornado Wogeinaki réu na Operação Mensageiro.

O ex-presidente do Serviço Autônomo de Água e Saneamento Ambiental de Três Barras (Samasa) é acusado de receber R$ 12 mil mensais em propina da Serrana Engenharia de acordo com denúncia.

As informações levantadas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), braço armado do MP, dão conta de que Wogeinaki participou do esquema da Serrana de 2017 a 2021. Na primeira data foi empossado como presidente da autarquia e na segunda deixou o Samasa para se tornar secretário municipal.

A delação premiada de um dos sócios do grupo Serrana afirma que Wogeinaki pediu propina e diversas outras vantagens que não foram especificadas. Inicialmente, recebia R$ 2 mil por mês, mas com o passar do tempo teria exigido cada vez mais dinheiro conforme eram feitas renovações e aditivos no contrato da Serrana com o município. O delator afirma que o valor recebido mensalmente por Wogeinaki era similar ao destinado ao ex-prefeito Luiz Shimoguiri (PSD).

João Francisco Canani, que estava à frente da Secretaria de Defesa Civil, foi realocado para a Agricultura.




BASTIDORES

Depois que estava pronta a portaria de exoneração de Wogeinaki, ele pediu, e a prefeita atendeu, que no documento fosse exposto que ele deixou o cargo a pedido.





FICA PRA DEPOIS

O servidor concursado da prefeitura de Três Barras, Nilton Avanir Hurmus, também réu na Mensageiro, deve deixar o setor que ocupa atualmente, mas não será exonerado de momento. Ele ocupa o cargo de agente de contratação e pregoeiro do município. Hurmus exerce os cargos desde o dia 2 de maio e é responsável pelas licitações da prefeitura e dos fundos municipais de Saúde e de Assistência Social.

Treze dias depois de começar a trabalhar como agente de contratação em Três Barras, uma petição foi protocolada no Tribunal de Justiça de Santa Catarina apontando os crimes que Hurmus teria cometido e observando que a prisão preventiva do agente público pode ser decretada caso o magistrado responsável pelo caso considere necessária a “garantia da ordem pública”.

A investigação do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) considera que os diversos contatos registrados entre Hurmus e um homem que seria responsável por articular a corrupção por parte da Serrana Engenharia seriam provas da participação do agente público no esquema.






FUSÃO

Prefeita de Três Barras, Ana Claudia Quege (PP) participou de reunião por vídeo com representantes da WestRock nesta quarta-feira, 13. Eles explicaram como se dará o longo e burocrático processo de fusão entre a empresa estadunidense com unidade em Três Barras e a irlandesa  Smurfit Kappa. A conclusão do processo está previsto para o segundo semestre do ano que vem.





ESCOLA MILITAR

A Escola Estadual Gertrudes Müller é a favorita a receber o modelo cívico militar a partir do ano que vem em Canoinhas.





SEM GREVE

Os professores da rede estadual decidiram em assembleia no Centro Sul, em Florianópolis, que não será iniciada uma greve neste momento. Foram necessárias duas votações para definir a posição da categoria, que se mostrou dividida, já que quase a metade votou pela greve.

De acordo com Alvete Bedin, liderança ligada ao Sinte em entrevista ao portal SC em Pauta, ficou definido que os professores vão aguardar até o início do próximo ano por uma proposta salarial do governo, além da descompactação da carreira e aumento no valor do vale-alimentação. 




COM GREVE

Os funcionários da Celesc fizeram uma paralisação nesta quarta-feira, 13. Em comunicado nas redes sociais, o Intersindical dos Eletricitários de Santa Catarina (Intercel) informou que os serviços essenciais seguem sendo realizados. A Celesc publicou em nota oficial considerando a paralisação injustificada visto que as negociações com o sindicato estão em curso.






PRIMEIROS SOCORROS

O Plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou, na sessão ordinária desta quarta-feira, 13, o projeto de lei (PL) que trata da permanência de equipe para prestação de primeiros socorros ao público em eventos com mais de 5 mil pessoas. A proposta consta no PL 286/2019, de autoria do deputado Altair Silva (PP).

Conforme o texto aprovado por unanimidade pelos deputados, as entidades responsáveis pela organização e/ou realização de vestibulares, concursos públicos ou privados, shows ou eventos similares que reúnam, num mesmo espaço, mais de 5 mil pessoas, devem manter serviço de assistência médica e ambulância para atendimento de primeiros socorros. Estão dispensados dessa condição eventos de caráter beneficente, filantrópico e/ou religioso.

O PL 286/2019 passará pela votação da Redação Final antes de ser encaminhado para análise do governador do Estado.





POLÊMICA

A ministra, Rosa Weber, durante sessão do STF

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, liberou para julgamento a ação que pretende descriminalizar o aborto até a 12ª semana de gravidez.

Apesar da liberação do caso para análise da Corte, a data do julgamento ainda não foi definida.  A ministra é relatora do caso e se aposentará no final deste mês ao completar 75 anos.

Desde 2017, uma ação protocolada pelo PSOL tramita na Corte. O partido defende que a interrupção da gravidez até a 12ª semana deixe de ser crime.

Atualmente, a legislação brasileira permite o aborto em casos de estupro, risco à vida da gestante ou fetos anencéfalos.

Em 2018, o Supremo realizou uma audiência pública para debater o assunto com especialistas contrários e favoráveis à interrupção.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?