Evento acontece no IFSC Canoinhas, de 19 a 22 de maio
Dez palestras presenciais com transmissão pelo Youtube, três palestras on-line, apresentação oral de 102 trabalhos científicos, exposição de 41 trabalhos no formato de banners, oito visitas técnicas e duas feiras. Estes são os números do 3º Simpósio Catarinense do Campo à Mesa, que acontece no Câmpus Canoinhas de 19 a 22 de maio.
O evento é uma promoção conjunta dos cursos de Ciências Agrárias dos câmpus do IFSC de Canoinhas, Lages, São Carlos, São Miguel do Oeste, Urupema e Xanxerê. O objetivo é contribuir para a discussão da importância da biodiversidade e sustentabilidade no setor agrícola, na agroindústria e na área de alimentos.
O público-alvo são estudantes e servidores do IFSC e de outras instituições de ensino e profissionais das áreas afins. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas também por quem vai acompanhar somente as palestras on-line.
PALESTRAS
A partir do tema central do evento, “Biodiversidade e sustentabilidade na cadeia produtiva de alimentos“, a Comissão Organizadora selecionou especialistas de diferentes áreas para falar sobre pesquisas e novidades relacionadas à vitivinicultura, erva-mate, pinhão, laticínios, produtos de origem vegetal alternativos, alimentação saudável e sustentabilidade. Todas as 13 palestras terão transmissão ao vivo, inclusive as presenciais. Elas acontecem em todos os dias do evento.
VISITAS
Para o dia 20, o evento organizou oito visitas técnicas, a partir do Câmpus Canoinhas, para a CooperAlfa – Beneficiamento de Cereais; Cooperpomares – Maçã; Dalpet – Alimentação animal; Embrapa Clima Temperado – Estação Experimental; Epagri Estação Experimental; Leiteria Sudoski; Viveiro Florestal Duffato; e Viveiro Florestal Origens.
TRABALHOS
A Comissão Científica selecionou 102 resumos de trabalhos científicos nas áreas de Pesquisa e inovação em Agronomia; Pesquisa e inovação em Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos; e Experiências de Ensino e Extensão em Ciências Agrárias. Todos terão apresentação oral no formato de vídeo, a serem disponibilizados no YouTube, no dia 21. Destes, 41 também serão apresentados no formato de pôster, por opção dos autores, no dia 19.
FEIRAS
Neste ano, o Simpósio do Campo à Mesa traz como novidade a realização de duas feiras, que prometem movimentar o Câmpus Canoinhas. A Feira de Artesanato e Economia Solidária acontece nos dias 19 e 20, com a participação de 21 expositores locais. No dia 21, será a vez da Feira de Ciências, com a mostra de 20 projetos de alunos de Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas da região.
ATIVIDADES DESCENTRALIZADAS
O dia 22 está reservado para programações locais nos câmpus participantes da organização. De acordo com os cursos e público-alvo, foram agendados minicursos, visitas locais e palestras.
O 3º Simpósio Catarinense do Campo à Mesa tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado Santa Catarina (Fapesc).
>> Clique aqui e acesse o site do evento para conferir a programação detalhada