Acumulados pontuais podem chegar a 150 milímetros, segundo previsão da Defesa Civil
O final de semana foi marcado pela atuação de uma frente fria, que manteve o tempo instável, com variação de nebulosidade e chuva em Santa Catarina. No domingo, 29, devido a persistência da chuva, foram registrados elevados acumulados de precipitação na região Oeste, além disso, ocorreram temporais com intensas rajadas de vento, que provocaram ocorrências meteorológicas nas áreas do norte catarinense.
Na segunda-feira, 30, a frente fria segue atuando no norte do estado de Santa Catarina, provocando chuva, que pontualmente pode ser intensa. Nas áreas em amarelo do mapa, o risco é moderado para ocorrências associadas a chuva persistente, por vezes intensa (alagamentos e deslizamentos), e temporais (rajadas de vento, descargas elétricas e eventual queda de granizo). Nas áreas em verde, o risco é baixo.

segunda-feira, 30/Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina
Na terça-feira, 31, a entrada de uma massa de ar seco e frio avança no estado, especialmente nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul, no Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, provocando queda nas temperaturas e mantendo o tempo firme. Já nas regiões entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto e Litoral Norte, o tempo segue nublado com chuva, que aparece com intensidade por vezes moderada. Não há risco para ocorrências associadas à chuva.
A partir da quarta-feira, dia 1º, a formação de uma região de baixa pressão provoca chuva persistente e intensa em Santa Catarina, que pode ocorrer a qualquer hora do dia. Estas condições permanecem até a noite de quinta-feira, 2, em todo o estado, com acumulados de precipitação que podem superar 100 milímetros no Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. O risco é muito alto para ocorrências associadas a chuva volumosa (alagamentos, inundações e deslizamentos), com acumulados pontuais que podem chegar a 150 milímetros. Nas áreas em laranja e amarelo do mapa o risco é alto e moderado, respectivamente.

Na sexta-feira, 3, as áreas de baixa pressão se afastam para o oceano, porém o tempo segue nublado e com condições para chuva ao longo do dia no litoral e áreas próximas, especialmente entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis, devido aos ventos úmidos que sopram do oceano para a costa. O risco é baixo para ocorrências associadas às condições de tempo. A tendência para o final de semana é de permanência do tempo instável, com a aproximação de novas instabilidades no oeste, que devem provocar chuva neste período.
Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina