A condição climática é devido uma instabilidade atmosférica
A chuva persistente que cai em Canoinhas e região nesta segunda-feira, 12, levou a Defesa Civil a emitir alerta de risco para enxurradas e deslizamentos. No fim de semana caíram 30 milímetros de chuva em Canoinhas e a previsão é de mais 35 milímetros para esta segunda-feira, 12.
Entre a noite deste domingo, 11, até a madrugada de terça-feira, 13, a maior parte do Estado tem risco de chuvas com trovoadas, e pode chegar a um volume acumulado de 100 milímetros.
Segundo a Defesa Civil, entre esta segunda e terça-feira, 12 e 13, há possibilidade de temporais isolados, com ventania que pode chegar até 60km/h.
Conforme a Defesa Civil, a condição climática que atinge o Estado decorre de uma instabilidade atmosférica e do fluxo de ar quente e úmido vindo da região amazônica.
A instabilidade deve perde um pouco a força na quarta-feira, 14, e o sol pode aparecer em meio às nuvens por alguns momentos. No entanto, ao longo do dia o tempo instável deve aumentar e não se descarta ocorrências de temporais isolados. A instabilidade deve permanecer durante a semana, melhorando na sexta-feira, 15, com o retorno do sol em todas as regiões, segundo estima os meteorologistas da Defesa Civil.