terça-feira, 30

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Convenções partidárias começam nesta quarta; veja as datas

Últimas Notícias

Novo dá início ao calendário em Santa Catarina; Ciro é o primeiro a oficializar nome para presidente

- Ads -

As convenções partidárias começam nesta quarta-feira, 20, em todo o Brasil. Em Santa Catarina, o Novo abre a temporada tendo o promotor de Justiça Odair Tramontin como candidato ao governo, e o empresário Ricardo Althoff como provável vice.

O MDB, que vive situação mais conturbada, marcou a convenção para sábado, 23. O partido deve bater o martelo entre candidatura própria de Antídio Lunelli ou o apoio ao governador Carlos Moisés (Republicanos), que quer Udo Duhler como seu vice. O Republicanos também realiza convenção na noite deste sábado.

O PP, segunda legenda com mais filiados em Santa Catarina, decidirá também no sábado, 23, se lança o nome de Esperidião Amin ao governo ou se embarca em outro projeto. Ainda no sábado, o União Brasil deve oficializar Gean Loureiro como candidato a governador. O PSD deve indicar seu candidato a vice, Eron Giordani.

O PL deve oficializar a candidatura do senador Jorginho Melo ao governo no último dia possível, 5 e agosto.

As coligações só são possíveis na majoritária (presidente e governador), mas não nas proporcionais (deputados e senadores). Os partidos devem lançar sua própria nominata de candidatos ao Congresso, Senado e Assembleias.

A convenção não é, necessariamente, definitiva. A confirmação das candidaturas ocorre apenas com o pedido de registro das candidaturas junto à Justiça Eleitoral, o que neste ano precisa ocorrer até 15 de agosto.


PRESIDENTE

Já na esfera federal, Ciro Gomes (PDT) deve confirmar a candidatura abrindo a temporada de convenções nesta quarta-feira, 20. Sem alianças no horizonte, o pedetista pode recorrer a uma solução caseira. A senadora Leila Barros (DF) é um dos nomes sondados.

Lula faz convenção nesta quinta-feira, 21. Geraldo Alckmin (PSB) será seu vice. PV, PCdoB, PSOL e Rede devem confirmar apoio.

No domingo, 24, é a vez de Jair Bolsonaro confirmar candidatura pelo PL. Walter Braga Neto (PL) será seu vice tendo como parceiros PP e Republicanos.

No dia 25, Simone Tebet deve confirmar candidatura pelo MDB. O senador Tasso Jereissati (PSDB) deve ser seu vice. PSDB e Cidadania devem confirmar apoio.

Luiz Felipe D’Avila deve confirmar candidatura no dia 30. Tiago Mitraud (Novo) deve ser seu vice.

Já no dia 5 de agosto, último para convenções, Luciano Bivar deve ser anunciado como o nome do União Brasil para a disputa.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?