domingo, 4

de

maio

de

2025

ACESSE NO 

Confira alterações nos critérios de vacinação contra covid definidos pela Secretaria de Estado da Saúde

Últimas Notícias

- Ads -

Principal modificação é para hipertensos acima de 50 anos

 

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Canoinhas informa sobre as alterações nos critérios de vacinação para comorbidades definidos pela Secretaria de Estado da Saúde.

 

 

 

No caso da hipertensão arterial estágios 1 e 2 (PA sistólica entre 140 e 179 mmHg e/ou diastólica entre 90 e 109 mmHg), considerando as altas taxas de hospitalização de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Covid-19 relacionadas a esse grupo em todo o estado, orienta-se que, além da presença de lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade, sejam consideradas as seguintes situações:

 

  • para as pessoas a partir de 50 anos de idade em uso contínuo de medicamentos antihipertensivos, sejam aceitos atestados, laudos ou prescrições com a descrição “hipertensão arterial”.
  •  para as pessoas de 18 a 49 anos de idade em uso contínuo de medicamentos antihipertensivos e que apresentem obesidade de qualquer grau (IMC maior ou igual a 30), sejam aceitos atestados, laudos ou prescrições com a descrição “hipertensão arterial” e “obesidade grau I ou II” ou cálculo do IMC de acordo com os protocolos municipais.

 

 

Destaca-se ainda que, na abrangência das pessoas com comorbidades e das pessoas com deficiência permanente, encontram-se contempladas doenças raras que implicam em maior risco para os desfechos desfavoráveis da covid-19, como as doenças que causam imunossupressão como síndrome de Cushing, lúpus eritematoso sistêmico, doença de Crohn, imunodeficiência primária com predominância de defeitos de anticorpos; doenças que causam comprometimento pulmonar crônico como a fibrose cística; doenças que causam deficiências intelectuais e/ou motoras e cognitivas como a síndrome Cornélia de Lange, a doença de Huntington e outras doenças raras como anemia falciforme e talassemia maior.