Jubileu será marcado por missas solenes e Festa com show ao vivo
Por Luiz Felipe Marschalk
A comunidade católica da Fartura comemora 90 anos de fundação da primeira igreja dedicada a São Roque. Fundada em 29 de junho de 1934 na solenidade de São Pedro e São Paulo, tem sua história ligada com a da própria comunidade. Para celebrar o jubileu histórico, a comunidade preparou um ano repleto de atrações e missas solenes.
Ao longo de nove décadas, três igrejas foram construídas e se tornaram símbolo local. A primeira igreja começou a ser construída em 1931 e foi inaugurada em 1934. Em 1962 foi inaugurada a segunda igreja, carinhosamente chamada de “igreja azul”, com seus afrescos e pinturas. Em 2002 deu-se início a construção do atual templo que foi inaugurado em 16 de agosto de 2009 na festa de São Roque.
No dia 12 de junho, o bispo diocesano Dom Cleocir Bonetti, esteve na comunidade em Visita Pastoral e abriu solenemente o ano jubilar dos 90 anos. Após a acolhida do bispo e da santa missa que reuniu dezenas de fieis, houve um coquetel no pavilhão onde aconteceu a
exposição “Fartura 90 anos” com objetos antigos e fotos de toda a história da localidade.
Hoje a comunidade é composta por aproximadamente 150 famílias cadastradas na pastoral do dízimo e conta com a pastoral dos ministros da eucaristia, missionários do batismo e da esperança, catequistas, coroinhas, acólitos, comissão administrativa e liturgia.
PROGRAMAÇÃO
No sábado, 29, a comunidade celebrou uma santa missa solene pelos 90 anos de consagração da primeira capela. Após a missa, aconteceu novamente a exposição de objetos antigos e fotografias da comunidade.
Dia 18 de agosto, acontece a tradicional festa de São Roque. Haverá missa às 10h, seguido de almoço e show ao vivo da banda San Rafael e grupo Paixão Fandangueira.

VEJA IMAGENS HISTÓRICAS DA CAPELA






