sexta-feira, 3

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Complexo Turístico e Cultural de Marcílio Dias está aberto à visitação de terça a domingo

Últimas Notícias

Exposições artísticas estão em cartaz no espaço; restaurante não tem data para ser reativado

- Ads -

“Inaugurada em 1913, a estação de Marcílio Dias foi totalmente desativada em 1976. Agora, 45 anos depois, novas viagens pelo tempo e pelas nossas memórias serão possíveis com a restauração do conjunto ferroviário que está sendo transformado no Complexo Cultural e Turístico Marcílio Dias”. É a promessa do Município de Canoinhas, que com a conclusão do restauro passa a ser a responsável por administrar e zelar pelo complexo.

O espaço está aberto à visitação das 13h30 às 17h durante a semana e, no final de semana, das 14h às 18h.

A estação atualmente recebe exposição dos artistas Sergio Gresczeschen (esculturas em madeira) e de Heloana Terpan (acrílico sobre tela), além de uma exposição da Guerra do Contestado do acervo da Universidade do Contestado. Tem ainda uma instalação sobre erva-mate montada pelas ervateiras locais.

“Temos programação fechada com exposições até a metade do próximo ano no Museu de Artes que posteriormente serão trazidas para o complexo. Tudo foi programado com muito carinho. A entrega da restauração para a comunidade agora vai nos permitir avançar em outras questões, como em programações culturais para o espaço”, salienta a gestora da Fundação Cultural Helmy Wendt Mayer, Carolina Carvalho.

Serão realizadas também palestras e oficinas de arte promovidas pela Fundação Cultural. “Motivando, inclusive, geração de renda para o canoinhense com cursos de artesanato e outras atividades que vão ser realizadas no complexo”, comenta.

Está em processo de licitação a ativação do antigo restaurante. O edital está sendo lançado para que uma empresa possa colocar o local em funcionamento.

“Os horários ainda são temporários. Devido à pandemia as contratações estão suspensas. Serão contratados servidores para ficarem à disposição no local”, informa Carolina.

A estação vai abrigar um memorial ferroviário com acervo fotográfico e com objetos usados na época em que a estação estava em funcionamento. O antigo armazém vai receber atividades culturais. “Em breve divulgaremos a primeira ação no local”, garante Carolina.

O complexo também contará futuramente com parquinho infantil.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?