O ‘mundo mudou’ em novembro de 2022, quando o ChatGPT foi lançado. Desde então, o assistente de IA vem sendo melhorado, tendo sido lançada a versão GPT-4o, que utiliza uma rede neuronal cinco vezes mais rápida comparativamente à versão anterior. Seja produzindo um banco de conteúdo ou condensando notas de reuniões, a Inteligência Artificial (IA) pode ajudá-lo a fazer todo tipo de coisas maravilhosas. Mas e quanto ao mundo da contratação e do recrutamento, onde as decisões tomadas na sala de entrevista podem ter ramificações de longo alcance no mundo real? Vamos dar uma olhada em algumas das aplicações da IA no mundo da contratação e discutir o que elas podem significar para sua equipe de recursos humanos (RH).
Primeira análise de currículos pode ser mais rápida
Se você deseja aproveitar a IA para ajudar seu pessoal de RH a descobrir as contratações certas para o seu negócio, usá-la para digitalizar enormes pilhas de currículos de candidatos é a melhor maneira de começar. No passado, você teria que contratar um recrutador externo ou utilizar recursos internos tão necessários para realizar o trabalho. O problema é que o dia tem poucas horas e até os funcionários mais diligentes sentirão a pressão.
Aceitar um subconjunto de candidatos que parecem “bons o suficiente” para serem entrevistados antes de você chegar ao fim da lista é comum e natural. Embora não haja nada de errado em querer liberar membros valiosos da equipe interna, e se você fizer isso às custas de perder talentos incríveis que por acaso estão mais abaixo na pilha? Usar a IA para examinar currículos no piloto automático é uma maneira inteligente de abordar o primeiro estágio do recrutamento: filtrar candidatos inadequados.
Facilidade da IA em encontrar detalhes específicas
Continuando com o mesmo tema de digitalização e pesquisa em escala e ritmo, você também pode usar ferramentas de contratação de IA para encontrar habilidades específicas em um currículo. Isso permite que você se concentre nos tipos de candidatos que deseja entrevistar, permitindo agilizar o processo de contratação.
A IA pode ser usada para identificar coisas como experiência em um concorrente, histórico de trabalho em uma localização geográfica específica ou até mesmo tipos de personalidade demonstrados pelo estilo de escrita. O interessante sobre esta área em rápida evolução é que ela abre uma série de novas maneiras potenciais de começar a filtrar e avaliar candidatos e entrevistar candidatos. Quanto mais granular você for em sua pesquisa, maior será a probabilidade de encontrar a opção certa para sua cultura corporativa. Exatamente o que você quer ouvir quando chegar a hora de unir as coisas e colocar um novo projeto em andamento.
Entrevistas presenciais – uma tarefa reservada a análise humana
Não importa quão boa seja a IA na triagem e filtragem inicial, não há substituto para uma entrevista pessoal onde você pode ver o que pensa com seus próprios olhos. O principal aspecto a lembrar aqui é que, embora a IA pesquise com base em detalhes tangíveis, os intangíveis ainda permanecerão praticamente intocados. A maneira como alguém se comporta em uma reunião, ou como responde a uma pergunta quando não sabe a resposta, por exemplo, dirá muito sobre seu caráter.
Dito isso, a IA também pode ser uma caixa de ressonância útil quando você deseja elaborar perguntas importantes a serem feitas. Simplesmente obtendo uma dúzia de maneiras diferentes de formular uma de suas consultas padrão, você pode obter novos insights sobre como obter mais informações de um candidato.
IA será sempre um complemento
Há quem sugira que os chatbots de IA podem conduzir entrevistas com candidatos humanos em grande escala e que este é o futuro. Embora a ideia seja certamente interessante, ela não garante nada parecido com o nível de detalhe que um entrevistador humano experiente será capaz de detetar. O problema é que não importa o quão bem você ensine o chatbot a imitar a forma como você faz perguntas, ele ainda não será capaz de formar a mesma opinião que você sobre a adequação de qualquer candidato. A IA pode fazer muitas coisas, mas não está preparada para substituir o recrutamento humano tão cedo.
Abordagem híbrida vista como solução de futuro
Usar IA para agilizar e dimensionar o primeiro estágio de verificação em seu processo de recrutamento é o caminho a percorrer. Em seguida, você entrega os dados aos entrevistadores humanos. Pense nisso como uma forma de se concentrar no uso de seus recursos internos em tarefas de maior valor nas quais os humanos realmente precisam estar envolvidos. Dessa forma, você poderá ver onde estão as lacunas que a IA não consegue preencher.
Ao adotar uma abordagem híbrida de recrutamento, você também poderá fornecer aos entrevistadores experientes candidatos mais qualificados e mais relevantes para trabalhar. E como você poderá fazer isso em uma fração do tempo, estará acelerando o processo e melhorando a qualidade do resultado final. Exatamente o que você deseja ouvir quando está pensando em realinhar seus processos de contratação com a nova tecnologia de IA disponível.
Pensamentos finais
Contratar pessoas significa usar sua experiência como profissional de RH e aumentá-la com o poder da IA. Coisas simples, como perguntar se gostam de trabalhar em equipe e quais são seus objetivos, seriam questões-chave. Você também pode perguntar como eles gastam seu tempo livre para ter uma ideia de como sua personalidade se encaixará em sua cultura de trabalho: ler, jogar jogos de cassino online e permanecer ativo são respostas que revelam como eles podem se integrar à sua equipe desde o primeiro dia.
Em vez de ficar em dívida com a IA, use-a para otimizar o que você já está fazendo bem. É uma ótima ferramenta para acelerar processos manuais repetitivos, mas não uma ferramenta na qual você deva confiar cegamente quando quiser tomar decisões estratégicas importantes. Afinal, existe alguma decisão que seja mais importante para o seu negócio do que as pessoas que ela contém?