Serviços essenciais serão mantidos durante o feriado
As atividades do Executivo catarinense não terão muitas alterações de funcionamento no Réveillon 2023, que será de sábado, 31 de dezembro, para domingo, 1º de janeiro. O atendimento dos serviços públicos considerados essenciais será garantido com escalas de plantão no fim de semana.
:: Como ficarão os serviços dos órgãos públicos:
SEGURANÇA PÚBLICA
As Delegacias de Polícia Civil (181 ou WhatsApp 48 98844-0011), a Polícia Militar (190), o Corpo de Bombeiros Militar (193) e órgãos como o Instituto Geral de Perícias (IGP) funcionarão em esquema de plantão/escala.
Os boletins de ocorrência podem ser feitos nas delegacias de polícia ou na DP Virtual. A Polícia Militar também disponibiliza o aplicativo PMSC Cidadão, ferramenta que permite denúncias de forma anônima, ações de proteção à mulher vítima de violência doméstica e familiar, dentro do Programa Rede Catarina de Proteção à Mulher.
DEFESA CIVIL
A Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) orienta a população que em caso de emergência acione a coordenadoria municipal de Defesa Civil, no telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, no número 193. A DCSC permanece de plantão para apoiar os municípios em caso de situações adversas. O monitoramento climático e a emissão de alertas podem ser acompanhados no site e redes sociais da DCSC. Também é possível cadastrar os telefones para receber alertas via SMS. Para isso, basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 contendo no corpo do texto o CEP do local que deseja ser monitorado.
SAÚDE
Todas as emergências dos hospitais públicos do Estado estarão funcionando normalmente no final de semana do Ano Novo.
EDUCAÇÃO
As unidades escolares seguem no período de recesso, conforme o calendário escolar. Na segunda-feira, dia 2 de janeiro, as 36 Coordenadorias Regionais de Educação funcionam normalmente.
CELESC
A Celesc informa que suas lojas de atendimento estarão fechadas no período da tarde desta sexta-feira, 30, retornando ao seu funcionamento normal já na próxima segunda-feira, 2 de janeiro, de acordo com o horário de cada loja.
Vale ressaltar que, durante todo o período, os serviços essenciais serão mantidos. Caso seja registrada falta de energia elétrica, o consumidor poderá ligar para o número 08000 48 0196 ou enviar SMS para o número 48196 com a mensagem SEM LUZ + número da unidade consumidora (UC) ou CPF do titular da conta. Outra maneira rápida de protocolar ocorrências de queda de energia é pelo aplicativo da Celesc, disponível na App Store e no Google Play.
Para assuntos comerciais, é possível consultar o site www.celesc.com.br ou contate o Call Center pelo 08000 48 0120. O consumidor pode ainda, a qualquer tempo, obter informações e solicitar serviços na Agência WEB do portal www.celesc.com.br
CASAN
A Casan funcionará normalmente no dia 30 de dezembro e com plantão nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. O usuário pode entrar em contato com a Companhia 24 horas, pela Central de Atendimento 0800 643 0195, aplicativo CasanSC e ou chat 24 horas, no site www.casan.com.br.