sexta-feira, 3

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Com alerta máximo para covid, Canoinhas estuda obrigar máscaras em escolas

Últimas Notícias

Decreto está sendo analisado pela equipe de governo

- Ads -

Um em cada quatro municípios catarinenses está no nível alto da Matriz de Alerta Epidemiológico da covid-19. Ao todo, são 78 cidades nesta situação, incluindo Canoinhas.

Os dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) foram divulgados nesta segunda-feira, 6. Em uma semana, houve aumento de 11,42% no número de municípios incluídos no pior índice da matriz. 

Por causa dessa situação, o prefeito em exercício, Willian Godoy (PSD), se reúne nesta terça-feira, 7, com a equipe da Saúde e da Educação para analisar a possibilidade de decretar a obrigatoriedade do uso de máscaras nas escolas. “Estou analisando a possibilidade, pedi para a equipe da Saúde e Educação se reunir para discutir sobre isso, pois eles têm me trazido que a maioria dos casos de sintomas gripais nos postos são de crianças e têm muitos professores de atestado. No Hospital Santa Cruz também os internamentos têm aumentado. Foi solicitado por eles isso também, então estamos analisando como faremos”, disse Godoy logo pela manhã.

O JMais teve acesso a minuta do decreto. “Fica obrigatório o uso de máscaras em todas as unidades escolares das redes públicas e privadas de ensino municipal e estadual, incluindo educação infantil, ensino fundamental, nível médio, educação de jovens e adultos (EJA), ensino técnico, ensino superior, escolas de idiomas, escolas de musicas e outros cursos livres e transporte escolar ou de passageiros existentes no município”, diz o primeiro artigo.

O mesmo decreto deve obrigar o uso de máscara em todas as repartições públicas do Município, assim como, também, o uso de álcool em gel.

O documento, se for publicado, vai recomendar aos estabelecimentos comerciais, bares e restaurantes ou locais com eventos sociais, com circulação ou aglomeração de público, a utilização de álcool em gel e o uso de máscara e distanciamento social.

Até o fim da tarde desta terça o Município não havia sinalizado se publicaria o documento. Havia grande resistência por parte de direção de escolas com relação ao decreto. Ouvidos reservadamente pela reportagem, eles falam que deveria se intensificar as campanhas de vacinação e recomendar o uso de máscara, não impor. Questionam também a falta de álcool em gel nas escolas e como cobrar de famílias que são contra a volta do uso da máscara.


ALTO

Para calcular a situação da doença na região, a Matriz de Risco divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde avalia quatro critérios: incidência (taxa de contaminados por covid a cada 100 mil habitantes), incidência SRAG (taxa de incidência de pessoas com síndrome respiratória aguda grave hospitalizadas), esquema primário e dose de reforço para pessoas com mais de 18 anos. Em cada uma é atribuída uma nota de um a três, sendo três o pior índice. 

Na Matriz dessa semana, que avalia cada um dos Municípios catarinenses, o município que teve o pior desempenho foi Água Doce, no Meio-Oeste catarinense. A cidade teve três dos quatro quesitos com nota 3, tendo uma pontuação final de 2,75. Canoinhas, Mafra e Monte Castelo tiveram nota 2,00.

A única cidade em nível baixo de contaminação na região é Três Barras. Todas as demais estão no nível médio.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?