Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

sábado, 15

de

junho

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Com água baixando, rastro de destruição aparece em União da Vitória

Últimas Notícias

Muita sujeira provocada pela cheia, famílias contabilizando perdas e retirando móveis danificados de suas casas

- Ads -

O rio Iguaçu já recuou mais de um metro do pico da sua cheia ocorrido no dia 20 de outubro, quando atingiu 8,38 metros. Na manhã desta terça-feira, 14, segundo o monitoramento hidrológico da Copel com leitura realizada às 9h, o rio está com 7,30 metros em União da Vitória.

Com a água baixando e famílias começando a limpar e retornar para suas casas, outro problema aparece, a contabilização dos estragos e perdas.

Basta passar por regiões onde a água atingiu as casas para se deparar com um cenário de destruição. Além da sujeira e do lodo provocado pela cheia, ainda muitos móveis e pertences destruídos por ficarem semanas embaixo d’água, estão sendo colocados nas calçadas das casas.

Melina Moreira moradora do bairro São Bernardo, ainda não conseguiu retornar para casa, mas já contabilizou a perda de guarda-roupas, jogo de cozinha e cômoda. “Conseguimos tirar bastante coisa, mas não esperávamos que a água fosse subir tanto”, explicou a moradora.

Ela ainda falou sobre o sentimento de impotência ao ver seus pertences perdidos. “É um sentimento de impotência, tristeza, desânimo. Ver que tudo que você batalhou, trabalhou, comprou e escolheu com carinho foi literalmente por água abaixo. Cada coisinha que temos dentro tem uma história. Foi escolhido com cuidado para fazer parte, e do nada… tudo na água”, relata emocionada.

A Prefeitura de União da Vitória retornou com a limpeza das ruas na manhã de segunda-feira, 13. Uma equipe composta pela Prefeitura, Sanepar e Exército realizam a lavagem das ruas. Ainda outras três equipes trabalham na retira de entulhos. O trabalho foi interrompido devido à chuva por volta das 9h30. As equipes devem retornar assim que o tempo melhore.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?