Iniciativa já impacta diretamente 174 municípios
*Por Fabio Búrigo Zanuzzi
Em Santa Catarina, mais da metade dos municípios atualmente está comprometida com um processo de transformação voltado ao desenvolvimento econômico, à inovação e à melhoria do ambiente de negócios. Os resultados do Cidade Empreendedora, programa desenvolvido pelo Sebrae/SC em parceria com as prefeituras, já aparecem em todas as regiões do estado e neste ciclo, 2025/2026, impactam diretamente 174 municípios.
A iniciativa fortalece o ambiente de negócios, estimula o empreendedorismo e contribui para a geração de emprego e renda, com soluções adaptadas a diferentes contextos, desde pequenas cidades com menos de 15 mil habitantes a grandes centros urbanos com mais de 100 mil. A abrangência regional e a diversidade dos municípios atendidos revelam a capacidade do Sebrae/SC de adaptar suas entregas às diversas realidades, sem perder o foco no objetivo comum de transformar os territórios e as comunidades por meio do empreendedorismo.
Promovendo ações que passam pela qualificação da gestão pública, incentivo à educação empreendedora, valorização das vocações locais, apoio direto a micro e pequenos empreendedores e estímulo à inovação, o Cidade Empreendedora consolida sua relevância e potencial estratégico de impacto. Muito além de oferecer soluções prontas, o programa constrói caminhos junto com os municípios e contribui para ampliar perspectivas, conectar oportunidades e promover desenvolvimento com objetivos bem definidos.
Os reflexos dessa atuação já podem ser vistos na prática com municípios mais preparados para atrair investimentos, empreendedores atendidos por suporte qualificado, comunidades com novas perspectivas e economias locais que se desenvolvem de forma consistente.
No ciclo anterior, 2023/2024, 90% dos municípios participantes que aplicaram o eixo de simplificação, reduziram o tempo para abertura de novas empresas. Outros 80% ampliaram o número de negócios formalizados, e 90% aderiram à Lei da Liberdade Econômica, que simplifica etapas e agiliza processos para fomentar a geração de emprego e renda. Além disso, mais de 50% tiveram seus prefeitos reeleitos ou sucessores eleitos.
O Cidade Empreendedora é um exemplo de como investir em gestão pública, inovação e fortalecimento dos pequenos negócios gera impacto real na vida das pessoas e comunidades.
Fabio Búrigo Zanuzzi é diretor técnico do Sebrae/SC