sábado, 4

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Censo permite que 40 cidades de SC possam ampliar número de vereadores

Últimas Notícias

São Bento do Sul está entre as cidades

- Ads -

POSSIBILIDADE

O Censo 2022 trouxe boas notícias aos vereadores de pelo menos 40 cidades de Santa Catarina. Como o número de habitantes define o total de vereadores, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mudou as perspectivas ao divulgar o total da população auferido em 2022.

A mudança, porém, não é automática ou obrigatória. Para que um município passe a ter mais vereadores, é preciso que a Câmara altere a lei orgânica da cidade.

Os 40 municípios em que é possível aumentar o número de parlamentares tiveram crescimento na população. O município que poderia ter o maior aumento é Itapoá, no Norte do estado, onde o número de habitantes cresceu 108,29%, na comparação entre Censo 2022 com o de 2010. Atualmente, Itapoá tem nove vereadores e poderá ter até 13 a partir das eleições de 2024.

No Planalto Norte nenhum município cresceu de modo a gerar novas vagas para vereador, mas São Bento do Sul, ao nosso lado, está habilitada a aumentar a participação na Câmara.

Cidades de SC que poderiam aumentar número de vereadores

MunicípioQuantidade de vereadores que poderá ter
Joinville27
Florianópolis25
Palhoça21
Jaraguá do Sul21
Lages21
Brusque19
Balneário Camboriú19
Camboriú17
Navegantes17
São Bento do Sul17
Concórdia17
Itapema15
Videira15
São Francisco do Sul15
Imbituba15
Xanxerê15
Tijucas15
Barra Velha13
Araquari13
Pomerode13
Braço do Norte13
Penha13
São João Batista13
Xaxim13
Forquilhinha13
Joaçaba13
Itapoá13
Bombinhas11
Presidente Getúlio11
Garuva11
Massaranduba11
Pouso Redondo11
Ilhota11
Governador Celso Ramos11
Balneário Rincão11
Balneário Arroio do Silva11
Correia Pinto11
Balneário Gaivota11
Corupá11
Dionísio Cerqueira11






GANGORRA

O Censo 2022 muda também a composição do Congresso Nacional. O Rio de Janeiro lideraria a perda de assentos na Câmara, caindo de 46 para 42 vagas. Bahia, Rio Grande do Sul, Piauí e Paraíba perderiam duas vagas cada um. Já os estados de Pernambuco e de Alagoas teriam menos uma cadeira na Câmara.

Por outro lado, as bancadas de Santa Catarina e Pará cresceriam, com mais quatro vagas para cada Estado. O Amazonas ganharia mais duas vagas, enquanto Minas Gerais, Ceará, Goiás e Mato Grosso teriam um assento a mais cada. Os demais Estados e o Distrito Federal manteriam o mesmo número de vagas.




MÍNIMO E MÁXIMO

A Constituição Federal determina que a representação na Câmara dos Deputados deve ser proporcional à população de cada estado. Mas os constituintes definiram o mínimo de 8 e o máximo de 70 deputados por Unidade da Federação.

O número de cadeiras por estado, contudo, não é alterado desde dezembro de 1993, ano em que ocorreu o último redesenho das vagas na Câmara a partir da aprovação de lei complementar. Não houve atualização do tamanho das bancadas a partir dos dados dos Censos de 2000 e 2010.





RESPOSTA RÁPIDA

A presença do secretário de Infraestrutura de Santa Catarina, Jerry Comper, nesta terça-feira, 25, em Canoinhas, mostra que o governador Jorginho Mello (PL) está antenado com o que acontece na região. Se o secretário trouxer a esperada solução para a SC-477, Mello vai marcar muitos pontos com a região, embora, a solução fosse somente autorizar a obra já licitada no governo passado.




PÉ FORA

Festejado como o primeiro secretário estadual do Planalto Norte em décadas, o mafrense Edenilson Schelbauer está com um pé fora do governo. Segundo o colunista da NSC, Anderson Silva, a decisão não está tomada, mas o governador não esconde mais a insatisfação.

Como a coluna mostrou na semana passada, Schelbauer está envolvido em uma compra suspeita de uniformes de inverno para os detentos do sistema prisional catarinense. A empresa favorecida sem processo licitatório é de Mafra.




PRESENÇA

A presença do ex-presidente da República era aguardada pelas lideranças do PL no estado e foi confirmada nesta segunda-feira, 24. Além do encontro com o governador Jorginho Mello (PL) e bancada do partido, Jair Bolsonaro (PL) acompanha a esposa, Michele Bolsonaro, em evento do partido voltado para as mulheres, que ocorre sábado, 29, no Stage Music Park, em Florianópolis. Mais detalhes sobre a visita do ex-presidente ainda serão confirmados ao longo da semana.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?