sexta-feira, 3

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Casan diz que abastecimento de água está normalizando em Canoinhas

Últimas Notícias

Número de residências sem luz baixou de 2 mil

- Ads -

O temporal registrado em Canoinhas e região na tarde desta segunda-feira, 4, deixou diversos pontos sem energia. Mesmo depois do fim do vendaval, durante a noite de segunda, muitas pessoas se manifestavam nas redes sociais sobre o fato de ainda estarem sem luz em casa.

Informações das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) dão conta de que ao menos 1,8 mil pontos seguem sem energia em Canoinhas na tarde desta terça-feira, 5.

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) também emitiu um comunicado sobre o abastecimento de água comprometido, por conta dos fortes ventos, quedas de árvores e interrupções de energia. De acordo com a empresa, equipes já acionaram a Celesc para recuperação do fornecimento de energia, o que é primordial para o abastecimento, e também orienta uso econômico do que ainda há nas caixas d’água até normalização do sistema de abastecimento, prevista para tarde e noite desta terça-feira, 5.

Segundo o gerente da Casan de Canoinhas, Adriel Furtado de Castilhos, o sistema já foi restabelecido em toda a cidade, mas a normalização total dependerá da distribuição da água nos pontos mais altos.

Os bombeiros atenderam a diversos casos de destelhamentos, quedas de árvores e estragos causados pela enxurrada.


REGIÃO

Na região, Irineópolis tinha 427 unidades consumidoras sem energia elétrica às 15h desta terça. Bela Vista do Toldo tinha apenas 13 unidades. Papanduva havia 218. Três Barras tinha 72 unidades sem luz. Mafra aparece com 74 unidades sem energia. Já Itaiópolis com 189.


CELESC

A passagem dO ciclone extratropical nesta segunda, 4, deixou cerca de 126 mil Unidades Consumidoras (UCs) sem energia no Estado. Cidades do Oeste e do Norte catarinense foram as mais atingidas pelas tempestades e pelos fortes ventos. A Celesc mobilizou cerca de 300 equipes e, às 10h desta terça-feira 5, 18 horas após o início das ocorrências, a energia de 85% das UCs já tinha sido restabelecida. Cerca de 19 mil continuam sem energia, e este número segue reduzindo.

Os municípios mais atingidos são Maravilha, Dionísio Cerqueira, São Domingos, Concórdia e Ipumirim, além de São Lourenço do Oeste, que registrou a ocorrência mais grave. O município foi afetado pela queda de uma torre de transmissão.

No Planalto Norte, as mais atingidas foram as cidades de Mafra, Itaiópolis, Papanduva, Santa Terezinha, Major Vieira, Monte Castelo, Canoinhas, Bela Vista do Toldo, Três Barras, Irineópolis e Porto União.

“Nossas equipes estão mobilizadas e focadas em restabelecer todas as unidades. Não vamos parar até que consigamos chegar em um estado de normalidade. É importante que a população fique atenta e não se aproxime de fios soltos e postes caídos. Todo cuidado é pouco”, ressaltou o diretor de Distribuição, Cláudio Varela.

Em caso de danos à rede elétrica provocados por chuvas e tempestades, como queda de fios e de postes, sempre considere a rede energizada e, em hipótese alguma, aproxime-se.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?