quinta-feira, 8

de

maio

de

2025

ACESSE NO 

Cardeal dos Estados Unidos é eleito Papa Leão 14

Últimas Notícias

- Ads -

Robert Francis Prevost tem 69 anos

O cardeal estadunidense Robert Francis Prevost, 69 anos, foi eleito Papa pelos colegas no começo da tarde desta quinta-feira, 8, pelo horário de Brasília, e será conhecido a partir de agora como Leão 14. Ele foi escolhido por pelo menos 89 dos 133 cardeais – dois terços dos eleitores do conclave – e será o sucessor do papa Francisco na Cátedra de São Pedro.

Natural de Chicago, tornou-se prefeito do poderoso Dicastério para os Bispos, encarregado de nomear bispos em todo o mundo, em 2023.

Após surgir na sacada, o novo papa fez a bênção “urbi et orbi” (à cidade e ao mundo), direcionada aos fiéis que se aglomeravam em frente à Basílica de São Pedro.

Além de norte-americano, ele é também peruano, já que obteve esta cidadania em 2015. Ele passou boa parte de sua vida evangelizando no Peru.

Após a morte de Francisco, Prevost disse que ainda havia “muito a fazer” na transformação da Igreja. “Não podemos parar, não podemos retroceder. Temos que ver como o Espírito Santo quer que a Igreja seja hoje e amanhã, porque o mundo de hoje, em que a Igreja vive, não é o mesmo que o mundo de 10 ou 20 anos atrás”, disse ele, no mês passado, ao Vatican News.

Sete brasileiros participaram da votação: Dom Paulo Cezar Costa, 57 anos, Dom Leonardo Ulrich Steiner, 74 anos, Dom Odilo Scherer, 75 anos, Dom Jaime Spengler, 64 anos, Dom Sérgio da Rocha, 65 anos, Dom Orani Tempesta, 74 anos, e Dom João Aziz, 77 anos, este último natural de Mafra (SC).

Em Canoinhas, o anúncio do novo Papa foi saudado com um badalar de sino que durou dez minutos.

DISCURSO

Em seu primeiro discurso na Praça São Pedro, o papa Leão 14 destacou a busca pela paz. “Essa é a paz de Cristo ressuscitado, uma paz desarmada e desarmante”, disse. Em meio às guerras na Ucrânia e em Gaza, pediu ajuda aos fiéis. “Vocês também podem nos ajudar a construir pontes por meio do diálogo e do encontro, para sermos um só povo, para estarmos em paz.”

Assista a apresentação do novo Papa, ao vivo, clicando aqui.