segunda-feira, 29

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Canoinhas segue com média de 50 novos casos de covid por dia

Últimas Notícias

São mais de 200 pessoas oficialmente contaminadas

- Ads -

A contaminação por covid-19 segue em alta em Canoinhas. Apesar do rápido aumento no número de casos, o Município deixou de publicar o boletim diário com a atualização, deixando a população completamente no escuro em relação a dados da pandemia na cidade. O JMais conseguiu apurar junto a fontes ligadas à área da Saúde que o Município continua numa média de 50 novos casos por dia desde 5 de janeiro. Atualmente há mais de 200 doentes oficialmente no Município. Esse número tende a ser subestimado já que muitas pessoas da mesma família de um caso detectado por exame optam por cumprir a quarentena porque apresentam os mesmos sintomas.

A explosão de casos da doença em Canoinhas ocorreu logo depois do réveillon. O Município atribui o aumento de casos a pessoas que viajaram para comemorar a passagem de ano.

Contrariando uma orientação da Secretaria de Estado da Saúde, Canoinhas colocou vários servidores da Saúde de férias e fechou postos nos bairros além da Central Covid. A decisão se justificava, segundo o Município, pela baixa procura de contaminados, chegando a zerar o número de doentes no final de 2021. O Estado, contudo, alertou que este cenário era temporário e que com a chegada da variante ômicron, havia grande possibilidade de o sistema de Saúde voltar a ser testado pelo alto volume de infectados. Foi o que aconteceu.

Na segunda-feira, 10, o Município informou que com o novo pico de coronavírus e de casos de gripe, os sintomas respiratórios estão sendo atendidos em quatro unidades básicas de saúde em Canoinhas. Das 7h às 19h nas unidades Central e do Campo. E das 7h às 13h nas unidades Cohab I e Piedade. Situações emergenciais fora destes horários poderão ser encaminhadas à Unidade de Pronto Atendimento 24h.

“A Secretaria de Saúde lembra aos pacientes positivados para covid-19 sobre a importância do isolamento social e necessidade de permanecer fora do convívio social por 10 dias. As pessoas precisam lavar sempre as mãos, usar máscaras (e higienizá-las)”, diz em nota.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?