terça-feira, 20

de

maio

de

2025

ACESSE NO 

Canoinhas recebe exposição sobre produtos com Indicação Geográfica de Santa Catarina

Últimas Notícias

- Ads -

Mostra “Histórias com o Sabor da Nossa Terra” destaca a tradição da erva-mate no Planalto Norte

A exposição Histórias com o Sabor da Nossa Terra, organizada pelo Comida com História, chegou à Canoinhas nesta semana e segue aberta ao público até 26 de maio na Fundação Municipal de Cultura e Turismo. A mostra apresenta, por meio de fotografias, os bastidores da produção de alimentos com Indicação Geográfica (IG) em Santa Catarina, com destaque para a erva-mate do Planalto Norte Catarinense, reconhecida pela tradição e qualidade do cultivo na região.

Nativa da região, a erva-mate se destaca por sua doçura, sabor suave e menor amargor, em comparação com outras regiões, e pelo sistema de cultivo sombreado por araucárias e outras árvores locais, que preserva a floresta nativa. Em 2022, a erva-mate da região recebeu o registro de IG na categoria Denominação de Origem, reconhecendo a tradição local e a qualidade do produto.

Além da Erva-Mate, a exposição contempla outros produtos com IG de Santa Catarina, como a Linguiça Blumenau, os Vinhos de Altitude, a Maçã Fuji da região de São Joaquim, o Queijo Artesanal Serrano dos Campos de Cima da Serra, os Vales da Uva Goethe, o Mel de Melato de Bracatinga do Planalto Sul Brasileiro e a Banana da região de Corupá.

A exposição já passou por Florianópolis, Blumenau, Luiz Alves e Curitibanos, e segue agora para Canoinhas antes de seguir o circuito para Lages. Com registros fotográficos de Fellipe Abreu, Willian Mariot, Marcelo Feble e Angélica Luersen, a mostra retrata os bastidores da produção, as paisagens dos territórios e o cotidiano dos produtores envolvidos nas IGs de Santa Catarina.

Para a jornalista gastronômica e idealizadora do projeto Comida com História, Leyla Spada, a exposição tem o objetivo de aproximar consumidores e comunidades das histórias por trás dos produtos. “A proposta é mostrar que por trás de cada IG existe um território, uma cultura, uma técnica e, principalmente, pessoas. Aproximar o consumidor dessa realidade ajuda a valorizar os produtos e incentiva o reconhecimento do nosso patrimônio alimentar”, afirma Leyla.

O gestor da Fundação Municipal de Cultura e Turismo Helmy Wendt Mayer, Célio Galeski Júnior, convida a comunidade a prestigiar a exposição: “É uma honra para Canoinhas receber este projeto que valoriza um produto tão nosso como a erva-mate, reconhecida com Indicação Geográfica. As fotografias nos conectam com a história, o trabalho e a dedicação dos nossos produtores, enriquecendo nosso conhecimento sobre a cultura local e a importância da valorização dos nossos produtos.”

A exposição é uma realização do Comida com História por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo do Estado de Santa Catarina, com aprovação da Fundação Catarinense de Cultura. Conta com o incentivo de Bistek Supermercados e Metalúrgica Spillere.

SERVIÇO

O quê: Exposição fotográfica Histórias com o Sabor da Nossa Terra

Quando: De 19 a 26 de maio de 2025

Onde: Fundação Municipal de Cultura e Turismo de Canoinhas 

Endereço: Rua Vidal Ramos, 632 – Centro

Entrada: Gratuita