domingo, 28

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Canoinhas possui 9,5 mil casas ainda não ligadas à rede de água da Casan

Últimas Notícias

No Planalto Norte, as estatísticas chegam a 56,2 mil registros

- Ads -

Conforme estatísticas apontadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Censo de 2022, havia 9.505 residências não ligadas à rede de fornecimento de água naquele ano. Itaiópolis vem na sequência, com um total de 8.744 registros e, logo depois, Mafra e Papanduva, com 8.431 e 6.537, respectivamente.

Apesar do município de Mafra apresentar a terceira maior estatística no que diz respeito a residências não ligadas à rede de água, ocupa o primeiro lugar quanto a residências que possuem efetivamente ligações à rede de fornecimento, com 44.930 registros.

Canoinhas ocupa o segundo lugar sob esse aspecto, com 43.363 residências ligadas à rede. Depois, vêm os municípios de Porto União (27.700), Três Barras (17.008), Itaiópolis (12.296) e Papanduva (11.364).



POÇOS ARTESIANOS OU CACIMBAS

Em todo o Planalto Norte, são 56.235 registros de residências não ligadas à rede. Nestes casos, os donos das propriedades costumam procurar alternativas para terem acesso à água. Algumas destas modalidades estão listadas no levantamento realizado pelo IBGE.

Em Canoinhas, por exemplo, há 384 registros de poços profundos ou artesianos, além de outros 1.453 de poços rasos, freáticos ou cacimbas, que contemplam, também, a maior estatística desta modalidade dentre os municípios da região.

Quanto à utilização de poços profundos ou artesianos, Mafra e Papanduva ocupam os primeiros lugares, com 561 e 458 casos registrados, respectivamente.

Já em relação à utilização de poços rasos, freáticos, ou cacimbas, a estatística que se destaca logo após a totalidade de Canoinhas (1.453) é referente ao município de Monte Castelo, com 889.



ÁGUA DE CHUVA E RIOS

Há, ainda, outro caso que chama a atenção em Canoinhas: um único registro no qual a pessoa entrevistada alegou que o acesso à água se dá pelo armazenamento de água da chuva. Sob o mesmo aspecto, em Mafra há seis registros e em Irineópolis, quatro situações aferidas pelo Censo.

De todas as pessoas entrevistadas pelo Censo, nos 10 municípios próximos a Canoinhas no Planalto Norte, há também quatro casos de pessoas que utilizam rios como fonte de fornecimento de água. Esses registros são de Porto União.



Veja dados sobre acesso à água no Planalto Norte em 2022:

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?