domingo, 28

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Canoinhas possui 30 casos prováveis de dengue, aponta Diretoria de Vigilância Epidemiológica

Últimas Notícias

Foram registrados 31 óbitos em todo o Estado em 2024

- Ads -

Conforme informe mais recente da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Santa Catarina, já são 66.174 casos prováveis de dengue em todo o Estado, de um total de 106.221 notificações. Segundo a Dive, a classificação casos prováveis refere-se a todos os casos notificados, confirmados, suspeitos e inconclusivos, com exceção dos descartados. Assim, todos os casos suspeitos que foram notificados no sistema de informação serão considerados prováveis até que ocorra o encerramento da ficha.

Em Canoinhas, conforme o informe epidemiológico mais recente, são 30 casos prováveis atualmente. Dados mais recentes divulgados pelo setor de Controle de Endemias do Ambulatório de Epidemiologia da Secretaria de Saúde do Governo de Canoinhas apontam que são 12 casos confirmados até o momento. “Dezenove casos foram descartados por exame laboratorial”, informou a bióloga do ambulatório de epidemiologia de Canoinhas, Cristina Brandes Grosskopf.

Em todo o Estado de Santa Catarina, dos 295 municípios, 160 são considerados como infestados pela doença, que é considerada a partir dos dados relacionados à disseminação e a manutenção dos focos. Na região de Canoinhas, há registros de infestação em São Bento do Sul e Porto União, com 25 e 52 casos prováveis, respectivamente.

No Planalto Norte, até o momento, o município com o maior número de casos prováveis é Papanduva, com 94 situações. Na sequência os municípios de Irineópolis (87), Campo Alegre (81), Mafra (72), Porto União (52), Rio Negrinho (36), Itaiópolis (36), Bela Vista do Toldo (17), Monte Castelo (12) e Três Barras (10).

Em 2024, foram registrados 31 óbitos por dengue em Santa Catarina. Os casos foram registrados em Araquari (1), Balneário Piçarras (1), Blumenau (1), Brusque (1), Florianópolis (1), Ibirama (1), Indaial (1), Itajaí (6), Itapiranga (1) Joinville (13), Navegantes (1), Palmitos (1), São Francisco do Sul (1) e Tijucas (1). Ainda, 13 permanecem em investigação pelas Secretarias Municipais de Saúde (Joinville, Itajaí, Penha, Imaruí, Pedras Grandes, Tubarão, Cocal do Sul, São José, Blumenau e Xaxim) com apoio da Secretaria de Estado da Saúde.



CHIKUNGUNYA

Com relação ao Chikungunya, que pode também ser transmitido pelo Aedes aegypti ocorreram 278 notificações em todo o Estado neste ano. De todas essas situações, 162 foram considerados casos prováveis e 116 foram descartados. Dentre os casos prováveis, cinco foram confirmados laboratorialmente, sendo três em Florianópolis, um em Guaramirim, um em Pomerode e um em Canoinhas.

Na comparação com o mesmo período do ano 2023 quando foram notificados 63 casos prováveis, observa-se um aumento de 257,14%.



PREVENÇÃO

A Secretaria de Saúde de Canoinhas mantém a vigilância em 161 armadilhas e 55 pontos estratégicos para o Aedes aegypti.

A melhor maneira de prevenção às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti continua sendo eliminar locais com água parada:

  • Evite que a água da chuva fique depositada e acumulada em recipientes como pneus, tampas de garrafas, latas e copos;
  • Não acumule materiais descartáveis desnecessários e sem uso em terrenos baldios e pátios;
  • Trate adequadamente a piscina com cloro. Se ela não estiver em uso, esvazie-a completamente sem deixar poças de água;
  • Manter lagos e tanques limpos ou criar peixes que se alimentem de larvas;
  • Lave com escova e sabão as vasilhas de água e comida de seus animais de estimação pelo menos uma vez por semana;
  • Coloque areia nos pratinhos de plantas e remova duas vezes na semana a água acumulada em folhas de plantas;
  • Mantenha as lixeiras tampadas, não acumule lixo/entulhos e guarde os pneus em lugar seco e coberto.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?