Município foi homologado pelo Ministério do Turismo
Canoinhas recebeu do Ministério do Turismo, por meio do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais do PRT, a certificação garantindo que o município passou a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro.
“Foi um trabalho exaustivo para atender toda a legislação, mas o resultado está aí”, comemora a diretora de turismo, Maria Eduarda Diefentheler.
Os municípios são classificados de A a E no mapa do turismo. Esta categorização leva em conta o desempenho da economia do turismo a partir de algumas variáveis (entre elas quantidade de hospedagens e empregos, estimativa de visitantes domésticos e internacionais e arrecadação de impostos).
Canoinhas foi classificada como “C” – na região Caminhos do Contestado, é a maior classificação. Além de Canoinhas, Caçador e Porto União estão nesta mesma categoria.
AVANÇOS
A diretora de turismo, Maria Eduarda Diefentheler, faz balanço sobre as ações realizadas desde o ano passado: “estamos realizando visitas nas empresas com segmentos turísticos visando o fomento do turismo e o desenvolvimento econômico de Canoinhas. Mantemos contato direto com os líderes das comunidades e que possuem interesse no Turismo, acolhendo ideias e discutindo a validade das mesmas, contato com as empresas que fazem parte do desenvolvimento do setor”, comenta.
A alteração na lei nº 6.319, de dezembro de 2018, que dispõe sobre o Conselho Municipal de Turismo permitiu a participação de mais entidades. “Temos um conselho ativo com reuniões mensais. Estamos trabalhando na realização do calendário oficial de eventos da cidade”, afirma.
Maria Eduarda ressalta ainda a criação do Fundo Municipal de Turismo facilitando a busca por recursos para o turismo junto aos governos federal e estadual direcionados para investimento nas atividades turísticas do Município.
“Criamos o Selo Turístico de Canoinhas, apresentamos o plano municipal de turismo e oferecemos cursos na área de turismo e desenvolvimento”, conclui.