terça-feira, 6

de

maio

de

2025

ACESSE NO 

Canoinhas: Desenvolvimento Rural realizou mais de 440 atendimentos pelo Porteira Adentro e Incentivo à Pecuária

Últimas Notícias

- Ads -

Conheça as ações que estão realizadas pelo Município

Somente em 2023, o Governo de Canoinhas, por meio da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Rural, realizou 443 atendimentos pelos Programas Porteira Adentro e de Incentivo à Pecuária; entre os serviços estão de escavadeira hidráulica, motoniveladora, retroescavadeira e transportes. Já foram atendidas cinco regiões do município (cada uma delas é composta por aproximadamente oito localidades do nosso interior).

A prefeita de Canoinhas, Juliana Maciel, lembra que por meio dos programas estimula-se o crescimento da atividade agropecuária, “e também incentivamos a permanência das famílias no campo”.

O trabalho na pasta vai muito além destes dois programas. “Estamos reestruturando o Plano Municipal Desenvolvimento Rural Sustentável, composto por 21 câmaras temáticas que serão trabalhadas em curto prazo (2024), médio prazo (2030) e longo prazo (2035), sob a coordenação da EPAGRI e várias entidades parceiras e agricultores que compõem o Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário”, enaltece o secretário Wanderley Dombroski.

E as frentes de trabalho na secretaria são inúmeras como melhoramento genético do rebanho bovino, inspeção municipal, piscicultura, fruticultura, hortas comunitárias, segurança alimentar, entre outros: “desenvolvemos projetos e protocolamos inúmeras propostas junto aos governos federal e estadual. Que são revertidos em equipamentos para a própria secretaria ou compra e cessão para agricultores”, cita Dombroski.

Nos próximos dias também irá entrar em operação o recolhimento de animais de grande porte: “realizamos vários processos licitatórios que restaram desertos, mas agora vamos conseguir prestar este serviço. Os contratos já estão sendo elaborados pela Administração”, comemora Wande.

Canoinhas também sediou movimento regional: “estamos defendendo os agricultores de Canoinhas e região sobre o prazo para o plantio da soja em Santa Catarina”.