Evento será realizado na Joy Festas e Eventos com plateia de 300 convidados
Após realizar debates em estúdio com candidatos a prefeito de Bela Vista do Toldo, Major Vieira e Três Barras, o JMais encerra esta série com o tão aguardado debate entre os candidatos a prefeito de Canoinhas, nesta quinta-feira, 3, a partir das 20h.
O diferencial do debate de Canoinhas em relação aos demais, é que ele não será realizado no estúdio do portal, mas no espaço Joy Festas e Eventos, e haverá plateia de 300 pessoas.
Foram distribuídos 50 convites para cada um dos cinco candidatos, totalizando 250 convidados. Os outros 50 convites foram distribuídos pela produção do JMais entre anunciantes e apoiadores.
O evento será transmitido simultaneamente pelo canal do JMais no Youtube (acesse aqui) e pelas rádios 98 FM e Nativa FM.
Quem desejar fazer perguntas aos candidatos, pode encaminhar os questionamentos via WhatsApp do JMais, até o meio-dia de quinta-feira, 3. As perguntas recebidas serão selecionadas pela mesa julgadora e, posteriormente, sorteadas durante o debate, portanto, não poderão ser direcionadas a um candidato em específico.
REGRAS
O debate terá cinco blocos, seguindo a seguinte dinâmica dos debates anteriores:
Bloco 1
No bloco inicial, uma apresentação de todos os candidatos a prefeito e seus respectivos vices será lida pelo mediador. O texto das apresentações será enviado à organização do debate pelas assessorias de cada candidato.
Na sequência, cada candidato responde a uma pergunta com a descrição de temáticas como corrupção, saúde, educação, esporte e lazer, administração e finanças, moradia, infraestrutura pública, agricultura, meio ambiente, desenvolvimento econômico e mobilidade urbana.
O candidato pode escolher um adversário para comentar sua resposta, utilizando o tempo máximo de até 1 minuto, e terá direito a tréplica de até 30 segundos.
A ordem das respostas já foi sorteada com candidatos ou representantes em reunião realizada no estúdio do JMais.
Bloco 2
No segundo bloco, os candidatos enfrentam um ao outro. Todos perguntam, mas o próprio candidato é quem escolhe quem irá responder ao seu questionamento. Os candidatos têm até 30 segundos para formular a pergunta, o escolhido tem 2 minutos para a resposta, o questionador tem mais 1 minuto para tréplica, assim como o respondente, que tem ainda mais 1 minuto para sua tréplica.
Bloco 3
No terceiro bloco, os candidatos terão a oportunidade de responder perguntas da população. As perguntas elaboradas pelo público e pelos jornalistas do JMais serão selecionadas por uma mesa julgadora da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para serem respondidas pelos candidatos.
Cada candidato terá até 2 minutos para a sua resposta e escolherá um adversário para comentar a resposta, que poderá usar até 1 minuto para o comentário. O respondente terá mais 30 segundos para acréscimo.
O público poderá enviar suas perguntas aos candidatos para o e-mail [email protected] ou por canais de comunicação alternativos do JMais (WhatsApp, X, Instagram, site e página no Facebook) com o nome e profissão dos questionadores. As perguntas poderão ser enviadas até as 12h do dia do debate.
Bloco 4
O bloco segue a mesma dinâmica do bloco 2, com confronto direto entre os candidatos. Todos perguntam, mas o questionador é quem escolhe qual candidato irá responder à questão.
Bloco 5
No último bloco, cada um dos candidatos terá até 3 minutos para resumir suas propostas e pedir o voto do eleitor.
ACORDO
Em reunião, representantes de todos os candidatos, aprovaram as regras.