segunda-feira, 13

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Campanha para prefeitura de Canoinhas começa nesta terça-feira

Últimas Notícias

Quatro chapas concorrem às eleições suplementares

- Ads -

Começa nesta terça-feira, 23, a campanha para as eleições suplementares da prefeitura de Canoinhas. Com a renúncia de Beto Passos em abril e a extinção do mandato do vice, Renato Pike, aprovada pela Câmara de Vereadores, a Justiça Eleitoral deflagrou o novo processo eleitoral cuja votação está marcada para 30 de outubro.

Ao contrário das eleições gerais, que tem 45 dias cravados para se fazer campanha, esta eleição extraordinária terá 68 dias para que os candidatos a prefeito e prefeita possam expor suas ideias, visitar eleitores e promover encontros. São quatro os candidatos registrados na Justiça Eleitoral.

O prazo de campanha maior é uma forma de a Justiça Eleitoral compensar a redução no número de dias de propaganda de rádio. A propaganda gratuita será veiculada de 7 a 28 de outubro.

Andrey Watzko (PT) concorre com chapa pura tendo João Grein (PT) na vice.

Juliana Maciel (PSDB) disputa a prefeitura tendo Marcos Homer (Podemos) na vice. O Republicanos e o PDT completam a coligação.

Willian Godoy (PSD), que ocupa o cargo de prefeito interinamente, concorre tendo Cel Mario Erzinger (PL) como vice. Ainda não está certo se o PSD e o PL terão apoio do União Brasil (UB). Nesta segunda, último dia para registrar candidaturas, Godoy trocou o vice já homologado em convenção, Célio Galeski (UB) por Erzinger, o que melindrou o UB.

Completando o grupo de candidatos, Wilson Pereira concorre pelo MDB tendo na vice o progressista Ivan Krauss. MDB e Progressistas têm o apoio do DC e do PRTB.

REGRAS

  • A campanha está liberada a partir desta terça, observando-se as restrições a comícios, distribuição de brindes, locais de manifestação etc. O impulsionamento de postagens nas redes sociais é permitido.
  • O horário eleitoral gratuito de rádio vai de 7 a 28 de outubro, sempre às 13 e 20h30.
  • Até 1º de novembro o Cartório Eleitoral vai trabalhar em regime de plantão, incluindo sábados, domingos e feriados.
  • Até 20 de setembro todos os pedidos de registro de candidatura, inclusive impugnados, têm de ser julgados.
  • Até 21 de setembro os partidos precisam comunicar à Justiça as anulações de deliberações dos atos decorrentes de convenção partidária.
  • Os partidos têm até 10 de outubro para pedido de substituição de candidatos, exceto no caso de falecimento do(a) candidato(a), quando então novo nome poderá ser indicado após esta data.
  • A partir de 15 de outubro nenhum candidato pode ser preso, salvo em flagrante delito.
  • A partir de 25 de outubro nenhum eleitor pode ser preso, salvo em flagrante delito.
  • As pesquisas eleitorais registradas no TRE podem ser divulgadas até 28 de outubro.
- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?