terça-feira, 7

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Bebê engasgado com leite materno é salvo por bombeiro de Canoinhas; ouça o áudio

Últimas Notícias

Bebê tinha apenas 20 dias de vida

- Ads -

Próximo do meio-dia de 16 de março, a central de atendimento dos bombeiros de Canoinhas foi acionada por uma mulher em desespero. Seu filho recém-nascido, de apenas 20 dias, estava amparado por sua avó, apresentando frequência respiratória espontânea. A avó realizou as manobras de desobstrução de vias aéreas, orientada via central 193 e conseguiu salvar a criança.


Em seguida uma equipe dos bombeiros foi até a casa da família e fez os procedimentos de Atendimento pré-hospitalar, conduzindo a criança para a Unidade de Pronto Atendimento de Canoinhas para avaliação médica. A criança passa bem. No áudio acima é possível entender o momento de tensão.

Provavelmente todo mundo já tenha presenciado uma pessoa com uma obstrução de vias aéreas por corpo estranho durante um almoço, por exemplo. A obstrução poderá ser leve, quando a passagem de ar encontra-se diminuída, ou grave, quando o ar não passa. Visando a importância de saber executar esse procedimento e agir corretamente, os bombeiros divulgaram um guia para orientar as pessoas neste momento tão crítico:

“Para auxiliar na desobstrução em adultos o modo mais eficiente é realizando a manobra de compressão subdiafragmática, gerando uma pressão que pode fazer a pessoa expelir o que a engasgou. Antes de realizar a manobra você deve verificar se a vítima respira, ainda que com dificuldade. Caso ela esteja respirando, você não deve aplicar manobra alguma, deve-se apenas estimular a vítima a tossir.


Caso a vítima não consiga responder e fazer o procedimento de provocar tosse, você deverá posicionar-se por trás da vítima, colocando suas mãos por baixo das axilas e pressionando repetidas vezes, cerca de 4 dedos acima do umbigo, com movimentos para dentro e para cima. O procedimento deverá ser mantido até que ocorra a desobstrução e a vítima volte a respirar.

Em caso de bebês de colo engasgados, você deve procurar identificar a causa do engasgamento e tentar retirar o objeto estranho da boca. Caso não obtenha sucesso, você deve colocar o bebê com a barriga para baixo, apoiado em seu braço, sempre mantendo a cabeça inclinada para baixo dando 5 tapas nas costas (entre as escápulas) do bebê, seguido de 5 compressões no centro do tórax (linha intermamilar). Utilize apenas 2 dedos para comprimir.


Continue monitorando as reações e realizando o procedimento, até que ele consiga expelir o corpo estranho.


Caso a vítima não retorne a respirar e perca a consciência, você deverá imediatamente iniciar os procedimentos de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e acionar o 193 (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina) ou o 192 (Samu).”

Esse conteúdo (Manobra de desobstrução de vias aéreas por corpo estranho) foi retirado do Manual de Capacitação em Atendimento Básico a Emergências, do Curso Básico de Atendimento a Emergências (CBAE). Vale ressaltar que a 3ª edição do curso no formato Ead (On-line) está aberto para inscrições até novembro e pode ser realizado até o dia 15 de dezembro. O curso é gratuito e não há limites de vagas. Para fazer o curso é preciso ser maior de 16 anos e preencher o cadastro no site ensinovirtual.cbm.sc.gov.br (São duas etapas).

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?