Os cassinos online, assim como vários empreendimentos utilizam Big Data para diversos pontos importantes no seu desenvolvimento empresarial
Por que os cassinos utilizam Big Data?
Dados são extremamente importantes para todos os tipos de negócios. Uma loja, por exemplo, fará compras com marcas que os clientes mais compram e para saber disso é preciso acessar os dados de compra da mesma. O mesmo acontece com revistas, elas coletam o número de cliques recebidos em cada matéria e dará mais ênfase aquelas que receberam os maiores números de visualizações.
Isso não seria diferente com empresas de cassino como o Ice Casino, que usam as informações recebidas dos seus clientes e também dados em geral para melhorar a eficiência e também captar novos clientes.
O que é Big Data
O conceito de Big Data é simples, são dados extraídos de diferentes fontes para que a empresa consiga alcançar suas metas. Por exemplo, quando um usuário entra em um site ele deixa alguns dados relacionados à ele como sua localização, quanto tempo ficou na página, onde clicou, etc. Com esses dados, a empresa poderá criar anúncios mais assertivos, conhecerá seu público alvo e conseguirá melhorar sua plataforma concentrada nesse público.
Ou seja, Big Data é o processo de coleta de dados, armazenamento e estudo dos mesmos para detectar atividades e padrões, dando às empresas uma visão geral de diversos pontos que podem trazer vantagens necessárias para o seu crescimento e amadurecimento.
Necessidade de uso de Big Data nos cassinos
Assim como diversas empresas de diversas áreas, os cassinos precisam analisar o seu negócio e o mercado para ter um bom crescimento. O uso de Big Data para isso se torna então fundamental em diversos âmbitos.
Desenvolvimento de estratégias
Os cassinos precisam utilizar dados para conseguirem tomar melhores decisões relacionadas às plataformas. Se uma empresa percebe que seus clientes utilizam mais cartão de crédito para fazer depósitos, por exemplo, eles podem entrar em contato com a empresa de Gateway para melhorar seu plano atual e diminuir a taxa de juros para cada transação.
Ou, se a grande parte joga um caça-níquel específico, o cassino pode solicitar ao desenvolvedor adaptações e novas versões do jogo para que os usuários se mantenham interessados. O desenvolvimento de estratégias é uma área muito importante e é preciso extrema atenção dos cassinos para conseguirem extrair informações que trarão benefícios para seus negócios.
Experiência do usuário
Quando um usuário entra em uma plataforma de jogos, ele começa a ser monitorado através dos seus “passos”. Por exemplo, qual jogo ele prefere? Qual a primeira seção que visita?
Com esses dados o cassino poderá estudar o comportamento individual do usuário e envia para ele uma experiência mais personalizada e agradável, por exemplo, os primeiros jogos que ele verá são os que mais tem a ver com o seu perfil, ou, ele ao entrar na aba de Promoções constantemente, o site dará a opção dele receber notificações de novas promoções por email.
A experiência do usuário melhora de forma exponencial quando os dados são utilizados para uma vivência mais direcionada a ele.
Segurança
Os dados também servem para que os especialistas entendam quando existem riscos de ataques à plataforma. Por exemplo, sempre após alguns minutos que o usuário X entra no site, ocorre uma tentativa hacker no mesmo. A análise desse dado dá ao time de segurança uma noção de que algo está errado e que provavelmente o usuário X é uma ameaça à plataforma, sendo assim, ele deve ser excluído.
Essa informação fica gravada e outros usuários que estão no mesmo país, ou utilizando a mesma rede do usuário X serão vistos como risco eminente e a plataforma poderá limitar o uso dessas pessoas sem precisar passar novamente por ataques.
Atração de novos clientes
A análise de dados que parecem repetidos pode ser fundamental para que os cassinos consigam atrair novos clientes. Clientes de uma região Y que sempre jogam um tipo de jogo farão com que plataformas que possuem um bom controle de dados possam utilizar isso para um marketing assertivo. Por exemplo, o Natal no Hemisfério Norte é gelado, então, as plataformas podem criar anúncios relacionados à neve nesse hemisfério, enquanto o clima de Natal do Hemisfério Sul é relacionado com o verão e o tipo de marketing utilizado pode ser diferente.
Se uma empresa utilizasse o mesmo marketing para duas regiões, ela estaria gastando dinheiro já que cada região possui suas particularidades e é possível estudar essas características através da análise de Big Data. Assim, é possível perceber a importância do Big Data para os cassinos e também para empresas de forma geral, já que sem dados, é muito difícil conseguir alcançar mais clientes, melhorar a experiência dos existentes e até mesmo manter uma boa segurança em uma plataforma virtual.