quinta-feira, 16

de

setembro

de

2021

ACESSE NO 

Aulas começam dia 18 em Canoinhas e região com metade dos alunos em sala

Últimas Notícias

- Ads -

Modelo híbrido foi adotado seguindo diretrizes do Estado, que também retoma as aulas em fevereiro

 

 

 

As aulas presenciais serão retomadas na rede municipal de ensino de Canoinhas no dia 18 de fevereiro com modelo híbrido: metade dos alunos estará em sala de aula e a outra metade será atendida pelo modelo remoto, ou seja, pela internet. Na prática, de segunda a quarta metade dos alunos estará em sala de aula. A outra metade estará em sala de aula às quintas e sextas. Na semana seguinte, inverte-se os grupos, garantindo, assim, que todos tenham o mesmo número de dias de aulas presenciais e remotas.

 

 

 

 

VÍDEO EXPLICA COMO SERÁ O RETORNO

 

 

 

 

EDUCAÇÃO INFANTIL

Os Centros de Educação Infantil (CEIs) de Canoinhas começam a receber as crianças no dia 18. Segundo a coordenadora dos CEIs, Eliane Krull, todas as etapas da educação infantil retornam, mas de modo escalonado. “Vamos formar grupos para garantir que poderemos manter as crianças distantes. Vamos iniciar com o pré-escolar na primeira semana. Na segunda semana retornam o maternal e jardim e na terceira semana retornam os berçários.” Eliane pede paciência aos pais para que “o impacto desse retorno nas crianças seja o menor possível.” Isso porque as crianças não irão, em um primeiro momento, a semana toda para o CEI. Serão dois grupos, a exemplo do Ensino Fundamental. O primeiro frequenta o CEI de segunda a quarta e o segundo grupo na quinta e na sexta. Na semana seguinte, inverte-se os grupos. Uma turma de 30 alunos, por exemplo, será dividida em dois grupos de 15. Um deles vai ao CEI de segunda a quarta e o outro na quinta e na sexta. Na semana seguinte, inverte-se e quem foi três dias à escola na semana anterior, irá dois dias, e vice-versa.

 

 

 

 

“Importante ressaltar que esse retorno é opcional. Em hipótese alguma se a família optar por não mandar a criança vai perder a vaga”, ressalta Eliane.

 

 

 

 

 

 

 

ENSINO FUNDAMENTAL

Coordenadora da Secretaria de Educação para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, Vivian Lachmann Tomporoski explica que  situação complica no caso porque há uma carga horária de conteúdo a ser cumprida. Neste caso, quem optar por não frequentar as aulas presenciais tem direito a ter aulas 100% online. Os professores terão o desafio de preparar conteúdo presencial e a distância. No caso de quem for para a aula presencial, explica o secretário de Educação Osmar Oleskovicz, a ideia é que o professor entregue atividades aos alunos para que eles desenvolvam em casa nos dias restantes da semana.

 

 

 

Caso haja um surto de covid-19 em determinada escola, explica Osmar, entra em ação um plano de contingência para reduzir a circulação de alunos na escola.

 

 

 

Saiba como será o retorno às aulas na rede estadual de ensino

 

 

 

 

REGIÃO

Segundo o prefeito de Bela Vista do Toldo, Adelmo Alberti (PSL) todos os Municípios da Associação do Planalto Norte (Amplanorte) seguirão o mesmo modelo de Canoinhas. O modelo vale, portanto, para Bela Vista do Toldo, Três Barras, Major Vieira, Mafra, Itaiópolis, Irineópolis, Porto União, Papanduva e Monte Castelo.