segunda-feira, 29

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Audiência pública vai discutir falta de médico perito no INSS de Canoinhas

Últimas Notícias

Entidades serão mobilizar a cobrar posicionamento do Governo Federal

REAÇÃO

- Ads -

Desde 2017 sem um médico perito no INSS, segurados de Canoinhas penam com longas viagens a cidades vizinhas que, não bastasse o inconveniente da distância, podem ter consultas agendadas para daqui a quatro meses. É o caso de Mafra, cidade mais próxima. Em São Bento do Sul o intervalo é um pouco menor, mas é 80KM mais distante.

É em São Bento do Sul, aliás, onde está a médica perita que usava um atestado médico para não atender em Canoinhas. Este atestado, aliado ao fato da aposentadoria do médico Vagner Pelagio, colocou todos os canoinhenses e moradores da região que necessitam do INSS em um limbo. Veio a pandemia e agora nem os demais atendimentos são realizados na agência de Canoinhas. A recomendação é que o cidadão baixe e agende os serviços por meio do aplicativo Meu INSS. A precariedade do acesso à internet e as barreiras impostas pelo app tornam a vida do cidadão uma tortura.

Pensando em tudo isso, a vereadora Zenilda Lemos (MDB) está propondo a realização de uma audiência pública no dia 19 de novembro, às 9 horas, na Câmara de Vereadores. A ideia é expor os problemas ocasionados pela falta de médico perito e dos demais atendimentos na agência ante as dificuldades em se usar o atendimento virtual. Sem condições de ser deliberativa, a audiência deve gerar um abaixo assinado exigindo que a Previdência nomeie um médico perito com urgência para atender em Canoinhas. “Sabemos que um concurso está distante, mas se cedemos a médica perita de Canoinhas para São Bento do Sul, por que outro médico não ocupou a vaga aqui?”, questiona o vereador Marcos Homer (Podemos).



EFEITOS COLATERAIS

O Governo Bolsonaro é avesso a concursos públicos e assumiu com o mote do enxugamento da máquina pública. Em certos setores, há razão, mas certamente não no caso da Saúde e Previdência. Outro caso de falta de profissionais porque nenhum concurso foi realizado neste governo, é o da Polícia Rodoviária Federal. Não há agentes disponíveis para o posto de Canoinhas, que segue fantasma.



ARTICULAÇÃO

Vereador Wilmar Sudoski/Biluka/Divulgação

Ao voltar dos Emirados Árabes Unidos, Wilmar Sudoski (PSD) vai focar em emplacar sua candidatura à presidência da Câmara de Vereadores de Canoinhas. Apesar de ser governista deve enfrentar fogo amigo dentro de casa. Renato Pike (PL) prefere Maurício Zimmermann (PL).




PARCERIA

Divulgação

Projeto firmado entre a Delegacia de Polícia Civil da comarca de Canoinhas e a Secretaria Municipal da Educação tem por finalidade aproximar crianças e adolescentes do 8º e 9º anos do ensino público de Canoinhas à Polícia Civil, além de demonstrar uma de suas atribuições – a cinotecnia policial, o uso de cães em operações especiais.

A parceria foi fechada nesta quarta-feira, 3, entre o delegado regional de Canoinhas Dr. Eduardo Borges, a secretária de Educação Elaine Cristina Krull, juntamente com diretora pedagógica Liliane Knop Alves Machado e os policiais Affonso Gagliano e Leandro Luciano Vier.




PRESENÇA

Divulgação

Candidata a presidente da OAB/SC para dar sequência a atual gestão, a advogada Claudia Prudêncio estará em Canoinhas nesta sexta-feira, 5, em almoço às 12h para o lançamento da “Chapa n° 4 – Mais Avanços! Mais Futuro!”, no Restaurante Chef & Chef. Claudia preside a Caixa de Assistência dos Advogados (CAASC) e estará com os candidatos a vice-presidente da OAB/SC, Eduardo Mello, e à presidência da CAASC, Juliano Mandelli.



CANDIDATOS

Canoinhas também vai eleger nova diretoria para a seccional da OAB. Estão na disputa os candidatos Renato Mattar Cepeda (que busca a reeleição) e Marco Antônio Soares Machado.

- Ads -
Logo Facebook Logo WhatsApp Logo nova do Twitter
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?