segunda-feira, 5

de

maio

de

2025

ACESSE NO 

Atenção: São Bento do Sul tem ponto de interdição na BR-280

Últimas Notícias

- Ads -

Deslizamento empurrou trânsito para o acostamento

Um deslizamento no km 102 da BR-280, em São Bento do Sul, deixou o trânsito lento no local na manhã desta segunda-feira, 28. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o trânsito está totalmente desviado para o acostamento no local. Há lentidão no trecho e, por isso, a PRF chama a atenção dos motoristas que pretendem transitar pela rodovia.

Durante o final de semana, a atuação de um sistema de baixa pressão combinado com a oferta de calor e umidade ocasionaram chuva persistente na metade leste do Estado e temporais isolados na região oeste de Santa Catarina. O maior volume acumulado foi registrado em Schroeder, no Litoral Norte, com 359 milímetros nos últimos três dias.

Nesta segunda-feira, 28, a circulação marítima continua sendo intensificada
por áreas de baixa pressão na média e alta atmosfera, o que provoca chuva dos planaltos ao litoral catarinense. O predomínio é de tempo chuvoso com intensidade fraca a moderada em toda a faixa leste de SC, alternando com momentos de tempo nublado, onde o sol aparece. Entre a tarde e a noite, as chuvas voltam a se intensificar, ocorrendo de forma mais persistente e volumosa especialmente entre o Litoral Norte, Médio e Baixo Vale do Itajaí.


Além da condição de chuva persistente e volumosa, ainda há condições de
mar agitado em todo o litoral catarinense nesta segunda-feira. As ondulações tem direção leste com ondas de 2m a 2,5m e picos de até 3m.


Na terça-feira, 29, as áreas de baixa pressão (VCAN) se intensificam ainda mais sobre o Litoral Norte e áreas vizinhas, o que reforça a circulação marítima e provoca chuvas persistentes, volumosas e intensas na região durante todo o dia. Na Grande Florianópolis, Planalto Sul e Litoral Sul, a chuva ocorre de forma mais moderada e intercalada com períodos de tempo encoberto e até aberturas de sol.


Em toda a faixa leste catarinense, devido à combinação dos acumulados já
registrados nos dias anteriores, os volumes previstos com possibilidade de
pancadas de chuva e trovoadas entre a tarde e à noite, o risco para ocorrências associadas a chuva persistente e volumosa, alagamentos, enxurradas e deslizamentos é baixo nas áreas em verde, moderado nas áreas em amarelo, alto nas áreas em laranja e muito alto nas áreas em vermelho.


Além da condição de chuva persistente e volumosa, ainda há condições de
mar agitado para o Litoral Sul e Grande Florianópolis na terça-feira, 29. As
ondulações tem direção leste com ondas de 2m a 2,5m e picos de até 3m.

Na quarta-feira, 30, a área de baixa pressão na média atmosfera que já
vinha provocando chuvas persistentes nos últimos dias se desloca e seu centro passa a se posicionar sobre Santa Catarina. Esta configuração intensifica ainda mais a circulação marítima e provoca chuvas persistentes, volumosas e intensas dos planaltos ao litoral, podendo também vir na forma de temporais com descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo. O risco é alto a muito alto para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, inundações e enxurradas em todo o litoral, Vale do Itajaí e planaltos e moderado para ocorrências associadas aos temporais. No Grande Oeste, a combinação de umidade, calor e instabilidades provocam temporais isolados entre a tarde e a noite, sendo moderado o risco para ocorrências associadas. Além da condição de chuva persistente e volumosa, ainda há condições de mar agitado em todo o litoral catarinense nesta segunda-feira. As ondulações tem direção leste com ondas de 2m a 2,5m e picos de até 3m.

Entre a quinta-feira, dia 1º, e a sexta-feira, 2, as chuvas perdem intensidade no leste catarinense, mas seguem ocorrendo de forma fraca e persistente