sexta-feira, 3

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Apagão nacional afeta cidades do Norte de Santa Catarina

Últimas Notícias

Mais de 75 mil unidades ficaram sem energia na região

- Ads -

O apagão que ocorreu em todo o território nacional na manhã desta terça-feira, 15, afetou mais de 75 mil unidades consumidoras na região Norte do estado de Santa Catarina, sendo Joinville, Garuva e Irineópolis, as cidades mais impactadas.

Em todo o estado, cerca de 600 mil pontos de luz foram impactados com o apagão. Além dos municípios citados anteriormente no Norte de Santa Catarina, a capital Florianópolis, São Miguel do Oeste e Chapecó estão entre as cidades que mais tiveram quedas de energia no período da manhã. Até às 14h, 7 mil unidades ainda estavam sem energia.

No litoral de SC, mais de 91 mil casas ficaram sem energia devido à situação. De acordo com dados oficiais, até às 9h50 da manhã desta terça-feira, as cidades mais afetadas na região eram Balneário Piçarras, Penha, Navegantes, Itajaí e Ilhota.

Equipes do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina foram acionadas para prestar atendimento, ao menos, em dois casos de pessoas presas em elevadores após a falta de energia, uma em Penha e outra em Criciúma. Publicações em redes sociais apontavam também perdas no sinal da internet e semáforos parados em vários pontos de todo o país.


BRASIL SEM LUZ

Além de Santa Catarina, o Distrito Federal e todos os outros estados do Brasil, exceto Roraima, foram afetados pelo apagão da manhã desta terça-feira. De acordo com informações do Operador Nacional do Sistema Elétrica (ONS), a queda de energia geral teria sido por conta de “uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional, interrompendo 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil”. A queda de energia em SC se deu após o comunicado oficial do ONS.

O ONS comunicou ainda que a energia elétrica já foi restabelecida em todas as capitais do país, porém as regiões Norte e Nordeste ainda apresentam instabilidade ou completa falta de luz em diversas cidades. Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a carga foi recomposta integralmente.


POSICIONAMENTO DA CELESC

Em nota, as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) se pronunciaram sobre o caso. Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pela companhia:

“A Celesc informa que por volta das 08h30min uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional provocou a atuação do ERAC interrompendo o fornecimento de energia em Unidades Consumidoras por todo o Estado.

O ERAC – Esquema Regional de Alívio de Carga é um sistema nacional especial de proteção específico que atua para manter o equilíbrio entre geração e consumo de energia.

Destacamos que trata-se de um problema relacionado ao sistema nacional interligado e não está ligado à rede de distribuição da Celesc.

O fornecimento de energia está sendo restabelecido e é coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, responsável pela coordenação do Sistema Interligado Nacional (SIN).

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?