sexta-feira, 19

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Ano teve anúncio de megafusão e instalação de central de sementes

Últimas Notícias

- Ads -

Produção regional ganhou novo ânimo

- Ads -

Nunca se produziu tanta erva-mate na região. Desde 2018, Canoinhas e demais municípios do Planalto Norte produzem 90 mil toneladas de erva-mate por ano. Trata-se do maior volume de produção anual desde o início da série histórica, em 1990. Dados registrados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) mostram o significativo incremento à produção da erva na região, uma vez que apenas cinco mil toneladas foram produzidas no primeiro ano da série histórica.

Dados do Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados em abril, mostraram que Canoinhas se destaca na criação de peixes e porcos, já Mafra lidera a produção de ovos. Segundo o levantamento, as granjas de suínos de Canoinhas contam com mais de 73 mil animais, enquanto em Mafra a atividade econômica de abate de frangos e produção de ovos se destaca com 2.700.000 aves.

Em sessão da Câmara de Canoinhas, membros da Cooperleite divulgaram dados sobre a cooperativa em relação aos avanços da atividade leiteira na região. Eles apresentaram o projeto de construção de uma unidade em Canoinhas, projeto antigo que vem ganhando forma. Com atuação em 12 municípios, a Cooperleite conta com mais de 300 famílias associadas e desenvolve o trabalho de comercialização do leite in natura produzido a partir de quatro pontos de coleta. Em relação ao faturamento dos últimos 12 meses, a Cooperleite apresenta um total de mais de R$ 39 milhões, sendo cerca de R$ 550 mil para o pagamento de impostos como ICMS e PIS/COFINS. O projeto de instalar uma processadora de leite em Canoinhas, que deveria ter sido implementado em 2023, contudo, não emplacou.

Em junho, o JMais trouxe uma reportagem feita na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que cultiva oito grupos de pimentas em suas instalações de Canoinhas. Entre eles está o gênero Habanero, que é a terceira mais forte do mundo em termos de ardência.

No dia 20 de abril, a Bortoluzzi, empresa catarinense especializada no comércio de sementes, anunciou que instalaria duas sedes no Planalto Norte Catarinense, uma em Canoinhas e outra em Três Barras. Em solo canoinhense, a empresa gerou 30 empregos diretos com uma central de distribuição de sementes instalada em setembro.


NEGÓCIO BILIONÁRIO

Em meados de setembro, a WestRock anunciou oficialmente sua união com Smurfit Kappa para criar a Smurfit WestRock, uma líder global em embalagens sustentáveis. O negócio bilionário que vinha sendo ventilado há meses foi confirmado em nota encaminhada a fornecedores.

Com base na Irlanda, a Smurfit Kappa é líder europeia no negócio integrado de embalagens de papelão ondulado com presença nas Américas. Assim como a WestRock, tem uma forte reputação de excelência operacional e execução, com compromisso com a inovação em todo o ciclo de vida da embalagem.

Este é apenas um dos primeiros passos no processo de união das empresas. A WestRock espera que a transação seja concluída no segundo trimestre do ano calendário 2024. Até lá, a WestRock e a Smurfit Kappa permanecerão empresas separadas.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?