Estão previstos 44,7 km de rede coletora, uma estação elevatória e novas ligações domiciliares
A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) obteve aprovação no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento – Novo PAC para ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Canoinhas. A proposta foi aceita no Eixo Cidades Sustentáveis e Resilientes – Subeixo Esgotamento Sanitário – Urbano. As informações já foram compartilhadas com a Prefeitura de Canoinhas.
De acordo com informações do Ministério das Cidades, o projeto foi selecionada para apoio com recursos da Caixa Econômica Federal, provenientes do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
O objetivo é ampliar a cobertura da coleta e tratamento de esgotos no município, com implantação de aproximadamente 44,7 km de rede coletora, uma estação elevatória e novas ligações domiciliares, beneficiando aproximadamente 8 mil moradores.
A Companhia aguarda os desdobramentos junto ao Ministério das Cidades e à Caixa Econômica Federal para continuidade da tramitação necessária à contratação da operação de crédito, conforme previsto nas etapas subsequentes da seleção. Também foi incluído o projeto em linha de financiamento junto ao Banco Europeu.
O financiamento permitirá elevar a cobertura de coleta e tratamento de esgoto em Canoinhas, atualmente em torno de 23%. O Contrato de Programa prevê que o serviço atenda 45% da população urbana com obras entre 2025 e 2029.
PARCERIA
Em trabalho paralelo, a Casan concluiu a implantação de um sistema de pré-tratamento auxiliar na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Canoinhas. Com investimento de R$ 180 mil a obra permitirá que a unidade receba resíduos de caminhões limpa-fossa tanto da iniciativa privada quanto do Programa Esgotamento Sobre Rodas da Casan.
O novo sistema reforça a capacidade de tratamento da ETE e possibilita ampliação do tratamento de esgoto nos pequenos municípios da região. “Essa adaptação vai otimizar nosso processo de tratamento, reforçando nosso compromisso com a sustentabilidade ambiental”, acrescenta o chefe da Agência de Canoinhas, Adriel Furtado de Castilho.
A proposta do Programa Esgotamento Sobre Rodas é fazer a coleta do lodo nas cidades vizinhas de Canoinhas e levar para o tratamento na ETE. Na primeira etapa do programa, uma equipe da Casan em conjunto com as Prefeituras visita os imóveis para verificar quais residências já estão aptas a receberem a coleta. Em Major Vieira e Bela Vista do Toldo, as vistorias devem começar até o fim de abril.
O objetivo do Programa Esgotamento Sobre Rodas é ampliar os indicadores de esgotamento sanitário no Estado, por meio de um sistema alternativo destinado aos pequenos municípios, que dispensa o assentamento de redes coletoras, a construção de Elevatórias e de grandes Estações de Tratamento, infraestruturas de alto custo de implantação e manutenção.