Próximas etapas do projeto serão coordenadas pela Prefeitura Municipal de Três Barras
Na manhã de quarta-feira, 23, com o suporte do Corpo de Bombeiros e apoio da Polícia Militar, Defesa Civil e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, alunos da Escola de Educação Básica (EEB) General Osório, instalaram uma ecobarreira no córrego Barra Grande, no município de Três Barras.
Segundo a escola, a proposta da ecobarreira surgiu a partir de discussões realizadas em sala de aula com os alunos da 2ª série do Ensino Médio, sob orientação do professor mestre Filipe de Souza dos Santos, nas aulas do componente curricular eletivo de Pesquisa de Campo e Intervenção Local.
No decorrer das aulas, professor e alunos realizaram pesquisa de campo para reconhecimento do local, compreendendo a dinâmica do fluxo da água, quantidade de resíduos e melhor local para a sua instalação.
O principal objetivo da barreira é de minimizar os impactos causados pelos resíduos flutuantes que descem pelo córrego. Desta forma, trará impacto positivo em relação à educação ambiental junto à comunidade.
As próximas etapas do projeto serão coordenadas pela Prefeitura Municipal de Três Barras, que será a responsável por coletar, identificar e analisar, em laboratório, os resíduos captados na barreira.
O projeto foi apresentado na Feira de Ciência e Tecnologia (Fecitec), em Canoinhas, neste ano, e conquistou o 4° lugar.
A escola agradece a todos as parcerias que fizeram o projeto sair literalmente do papel e virar uma ação em prol do meio ambiente.