sábado, 24

de

maio

de

2025

ACESSE NO 

Agricultores familiares da região garantem mercado para mais de 300 toneladas de alimentos

Últimas Notícias

- Ads -

Produtos foram adquiridos por meio do Programa de Aquisição de alimentos e serão destinados a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional

Desde quinta-feira, 22, agricultores e agricultoras familiares de Santa Catarina iniciaram as entregas de 309,8 toneladas de alimentos produzidos a instituições da rede socioassistencial, equipamentos públicos e sociais de segurança alimentar e nutricional, e demais entidades de atendimento acompanhadas pelos conselhos municipais e estaduais de políticas temáticas, a fim de atender as pessoas em situação de insegurança alimentar. A comercialização acontece por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade de Compra com Doação Simultânea (CDS), operacionalizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A primeira entrega aconteceu em Blumenau. O município recebeu cerca de 113,43 mil quilos de frutas, verduras, legumes, como kiwi, chuchu, couve-flor, entre outros. A aquisição dos alimentos pela Conab foi realizada com recursos repassados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Para a aquisição das mais de 300 toneladas dos produtos da agricultura familiar foram destinados cerca de R$ 1,5 milhão.

O valor auxiliará no escoamento da produção de 100 agricultores e agricultoras familiares dos municípios de Rio Negrinho,  Irineópolis, Corupá e Monte Castelo, que além de fornecerem os alimentos, ficarão responsáveis pela sua distribuição. A doação desses alimentos beneficiará aproximadamente 34.963 pessoas em situação de vulnerabilidade social que vivem nas cidades catarinenses de Blumenau, São Bento do Sul, Xaxim, Rio Negrinho, Chapecó, Major Vieira,  Irineópolis, Joinville e Mafra.

PAA/CDS 

A Compra com Doação Simultânea tem como finalidade o apoio aos agricultores familiares, por meio de cooperativas e associações, a partir da aquisição de sua produção. Os alimentos são obtidos com recursos do MDS e destinados ao abastecimento da rede socioassistencial, equipamentos públicos e sociais de segurança alimentar e nutricional, e demais entidades de atendimento acompanhadas pelos conselhos municipais e estaduais de políticas temáticas.