segunda-feira, 29

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Abrigo temporário de cães retirados da enchente é alvo de denúncia de perturbação em Canoinhas

Últimas Notícias

“A situação é crítica, a gente tá precisando muito de ajuda nesse momento”, afirma voluntária sobre animais resgatados

- Ads -

Na manhã desta quarta-feira, 18, por volta das 8h, a Polícia Militar (PM) de Canoinhas foi chamada na rua Benjamin Constant, no centro da cidade, onde foi montado um abrigo para animais. O abrigo foi formado por voluntários, na intenção de salvaguardar os animais abandonados e atingidos pela enchente que assola as cidades de Canoinhas e Três Barras.

De acordo com o boletim da PM, a representante relatou que o abrigo é temporário. Questionada quanto às liberações e documentações necessárias para o funcionamento, relatou que não possuem. Visando um melhor entendimento da situação, assim como questões legais, a PM acionou o veterinário da Prefeitura, que relatou que existe necessidade de liberações e alvarás para o funcionamento do local, além de relatar que a estrutura é precária.

Ainda de acordo com o relatório da PM, o local encontra-se no perímetro urbano, com aproximadamente 30 animais, e também há no local “um forte mau cheiro, proveniente das fezes, urinas e odor característicos dos animais, além de constantes latidos”.

Quanto ao relato das vítimas referente à perturbação, em resumo, informaram à Polícia de barulho de latidos constantes, agravados durante o período noturno, que acaba causando transtornos a tranquilidade e sossego, “além de problemas físicos e psicológicos”.

Diante da situação, em comum acordo com os envolvidos, ficou estabelecido o prazo de dois dias, para que a responsável retire os animais do local. A equipe policial registrou um boletim de ocorrência na modalidade termo circunstanciado.


EM BUSCA DE UMA SOLUÇÃO

O JMais conversou com a voluntária do Grupo Resgates, vereadora Tatiane Carvalho. Ela disse que “muitos animais estavam sendo deixados para trás, alguns dentro de casa, iam morrer afogados se não fossem resgatados. Teve casos de animais que foram encontrados boiando mortos. Então, é muito triste a situação”.

Segundo Tatiane, os voluntários não estão conseguindo localizar os donos desses cães. Voluntários fizeram o resgate dos animaizinhos, porém, não havia para onde levá-los. “Estava sendo feita a retirada a princípio dos locais onde eles estavam correndo risco de vida e colocados em partes secas. Porém, uma pessoa de bom coração, cedeu o terreno da casa dela e em três dias, voluntários conseguiram levantar baias”, disse.

Tatiane destaca que o abrigo é temporário. “Nele, os animais podem dormir, sequinhos, que vivem tranquilamente dentro das baias. “Todos os dias, voluntários trocam água, limpar as fezes, dão ração e tiram eles das baias para passear”.

Em relação ao registro de ocorrência de perturbação do sossego alheio, Tatiane comentou que não chegou a haver a interdição do local ainda, porém, há o prazo de dois dias para a retirada dos animais. “Estamos realmente sem saber o que a gente vai fazer nessa situação, mas estamos na luta para ver se a gente consegue que as pessoas adotem ou que os tutores sejam localizados. A situação é crítica, a gente ‘tá precisando muito de ajuda nesse momento'”, lamentou.

Como no local há cães tanto de Canoinhas, quanto de Três Barras, o Grupo de Resgates de Canoinhas pediu para a polícia entrar em contato com as duas prefeituras para prestarem auxílio nesta situação.



RESPOSTA DA PREFEITURA DE CANOINHAS

Este colunista entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Canoinhas, que afirmou que o Município já conseguiu um terreno e que fica no distrito do Campo d’Água Verde. Agora depende do Grupo querer realizar a cessão do uso.



AJUDE A ENCONTRAR OS DONOS OU ADOTE

Ajude a compartilhar as imagens dos cães que estão no abrigo provisório. Se não tiverem dono, eles estarão disponíveis para adoção responsável.

Para verificar os pets resgatados siga a página no Instagram: https://instagram.com/resgatadoscanoinhas?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?