Eleição aconteceu na noite desta quarta-feira, 21
ELEITO
O vereador Abraão Mussi (UB) foi eleito presidente da Câmara de Vereadores de Três Barras na noite desta quarta-feira, 21. Duas chapas concorreram a mesa diretora da Casa. Mussi foi eleito com seis votos ante cinco conquistados pela chapa opositora.
Concorreram a chapa 100 por cento Três Barras composta por Marcos Rogério de Paula (PL) como candidato a presidente, tendo João Canani Jr na vice e Laudecir Gonçalves (PL) e Josi Gazaniga (MDB) nas secretarias; e a chapa Três Barras Sempre composta por Abraão Mussi (UB), Ernani Wogeinaki Jr (UB) na vice, Mara Carla Shimoguiri (PTB) na primeira secretaria e Daniela Kreiling (Progressistas) na segunda secretaria.
Em seu discurso, Mussi agradeceu aos votos, enaltecendo a união entre os seis que formam o grupo que o elegeu. “Estamos juntos desde o início da legislatura e isso mostra que estamos na mesma luta”, afirmou prometendo um mandato em favor da comunidade.
O grupo a que Mussi se refere reúne Carla Shimoguiri, Daniele Krailing, Ernani Wogeinaki Jr, Gerson Lescovitz e Edenilson Engel.
Antes da eleição, Marcos já estava certo da derrota. Wogeinaki vinha conversando com as duas chapas e chegou a prometer voto para Marcos, mas na última hora pendeu para Abraão, que chegou a propor a divisão do mandato de dois anos com Marcos, mas o opositor não aceitou a proposta.
MAJOR VIEIRA
Em Major Vieira houve acordo e uma chapa única foi aprovada por unanimidade:
Presidente: Antonio Gonçalves de Almeida (PSDB)
Vice: Vicente Paulitisk (MDB)
1° Secretária: Vilma Miller Kiem (PSDB)
2° Secretária: Soleima Aparecida de Oliveira (UB).
PRIMEIRA

Tatiane Carvalho é a primeira vereadora eleita presidente da Câmara de Vereadores de Canoinhas da história, mas não é a primeira vereadora a assumir a presidência. Explico.
Em 2014 a então vereadora Cris Arrabar assumiu a presidência por dois meses. Primeira secretária da mesa diretora, Cris chegou à presidência após Gilmar Martins, o Gil Baiano, ter renunciado ao mandato como presidente. Decisão semelhante foi tomada na tribuna da Câmara pelo então vereador Renato Pike, então vice-presidente da Casa. Dessa forma, o cargo foi para Cris.
Da lista de mulheres vereadores, de fato, são poucos os nomes. Selma Coutinho Pieczarka nas legislaturas 1977-1980 e 1980-1983; Estelita Pacheco Costa nas legislaturas 1977-1980 e 1980-1983; Jucélia Dalago Muller (1983-1988); Claudete Maria Hoffmann da Silva, a Cuca (1993-1996); Anita Pereira (2001-2004) e Norma Pereira (2001-2004). Na eleição de 2016, um boom de mulheres: Telma Bley, Camila Lima, Norma Pereira e Zenici Dreher.
VEIO PRA FICAR
A última eleição mostra que as mulheres vieram pra ficar. Quatro foram eleitas: Tati Carvalho, Juliana Maciel Hoppe, Zenilda Lemos e Silmara Gontarek.
MICROCHIP
Foi sancionada pelo prefeito de Três Barras, Luis Shimoguiri (PSD), lei que permite realizar a contratação através de procedimento licitatório/credenciamento, de serviço de castração de animais (cães e gatos) com implantação de microchip.
REPOSIÇÃO
A Câmara de Vereadores de Três Barras aprovou nesta semana reposição salarial para o prefeito, vice, secretários e vereadores. O subsídio fica reajustado em 6% referente a reposição inflacionária do ano de 2022.
PRIVILÉGIO
Vereadores Laudecir Gonçalves (PL) e Josi Gazaniga (MDB), de Três Barras, repudiaram projeto de lei que concedia aumento salarial para apenas três servidores da prefeitura, entre eles, o vereador Abraão Mussi (UB). “Que o vereador Abraão tenha a ombridade de se abster”, disse Josi Gazaniga. Mesmo com a abstenção dele, o projeto passou por seis votos a três .
IMC
Vereadores Wilmar Sudoski (PSD) e Tatiane Carvalho (MDB) apresentaram projeto que obriga as Escolas Municipais a monitorar o Índice de Massa Corporal (IMC) dos seus alunos.
PRESIDENTE
Prestes a deixar o Governo do Estado, o governador Carlos Moisés vai assumir o comando do Republicanos, partido pelo qual disputou as últimas eleições e que seguia sob presidência do deputado estadual Sérgio Motta, reeleito para a próxima legislatura.