sábado, 3

de

maio

de

2025

ACESSE NO 

A importância de se votar em candidatos comprometidos com Canoinhas e região

Últimas Notícias

- Ads -
Esta é uma coluna de opinião. Aqui você vai encontrar notas sobre bastidores da política regional e estadual, além de artigos que expressam a opinião do colunista.

Planalto norte vem vivendo de migalhas há anos

VOTO REGIONAL

COLUNA DE DOMINGO Nesta campanha mais de um candidato aqui da região falou no tal voto distrital como uma solução forçada para que o Planalto Norte volte a, enfim, ter representatividade tanto na Assembleia Legislativa quanto no Congresso Nacional.

Esta proposição consiste na divisão do Brasil em distritos, que teriam um deputado para representá-los. Assim, o eleitor teria maior possibilidade de acompanhar o trabalho do representante de sua região e seria possível uma representação igualitária e equivalente para cada fração do País. O eleitor votaria nos candidatos do distrito, logo, os aventureiros, famosos paraquedistas, não teriam chances de tascar votos de outras regiões diferentes da sua. Até para eles seria mais interessante. Poupariam recursos e esforços perambulando pelo Estado quando poderiam focar na sua região.

Para o Planalto Norte, que, inexplicavelmente, tem predileção por candidatos de fora, seria perfeito. Mas, enquanto o vale tudo na disputa pelo voto venha de onde vier está liberado, a gente só tem a perder.

A importância do voto regional é uma questão matemática. Candidatos tendem a destinar mais recursos para a região onde eles recebem mais votos. É a lei da sobrevivência, política neste caso, e não tem nada de errado nisso, surpresa seria se o deputado destinasse mais recursos para onde recebeu menos votos. Não exatamente surpresa, mas sinal de que o deputado está bem ruim de estratégia.

Se a lógica é clara, fica difícil de imaginar o que se passa pela cabeça do eleitor que opta por alguém de regiões distantes da nossa. O voto é livre, mas não pode ser apenas uma questão de ignorância política.

Pensando que se os votos do Planalto Norte ficassem todos aqui elegeríamos com folga ao menos um deputado federal e dois estaduais, é que o JMais, a Associação Empresarial de Canoinhas (Acic) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Canoinhas lançaram neste sábado, 10, uma campanha de conscientização do voto regional. A ideia é despertar o interesse do eleitor em pesquisar a origem e performance política dos candidatos a deputado estadual e federal que se apresentam na região. Uma boa dica foi dada justamente ontem pelo JMais ao postar uma reportagem que mostra quanto cada deputado eleito mais votado em 2018 em Canoinhas trouxe efetivamente para a cidade em recursos por meio de emendas individuais.

As ferramentas para a escolha do chamado voto consciente estão disponíveis. Agora é com o eleitor.