Agricultura é totalmente dependente do clima
O objetivo do Dia Mundial da Alimentação é combater a fome, um dos maiores problemas globais da humanidade. Os cientistas esperam que a população mundial atinja 9,6 bilhões de pessoas daqui a trinta anos. Portanto, temos que tomar medidas agora. O objetivo das organizações mundiais é que não haverá mais fome dentro de oito anos. Os produtos alimentares são uma necessidade humana básica e para produzir alimentos suficientes para atingir o objetivo mundial, o problema da mudança climática e seu impacto na agricultura deve ser abordado. Como a mudança climática é uma ameaça fundamental à segurança alimentar global, o tema deste ano para o Dia Mundial da Alimentação soa como um desafio. O clima está mudando. A alimentação e a agricultura também devem mudar.
A agricultura é totalmente dependente do clima. A agricultura é diretamente afetada pelos impactos negativos da mudança climática sobre os recursos naturais necessários para a produção de culturas. Os agricultores terão que produzir mais alimentos na mesma área de terra, ou em lotes menores, para atender às necessidades de uma população global crescente e às mudanças climáticas. Afinal, as cidades e aglomerações estão se expandindo e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) prevê que os níveis de produção deverão aumentar 60% nos próximos 30 anos.
MERCADO AGRÍCOLA BRASILEIRO
O Brasil é um país com potencial enorme para aumentar significativamente as terras agrícolas e os rendimentos. O país evoluiu de um exportador de café, açúcar e cacau para um fornecedor grande mundial de soja, milho, algodão, açúcar, café, suco de laranja, carne e etanol. O Brasil é um importante concorrente agrícola dos EUA nos mercados internacionais, e a crescente demanda na China se tornou a base do crescimento das exportações do país.
COMO IMAGENS POR SATÉLITE EM TEMPO REAL PODEM AJUDAR A AGRICULTURA NO BRASIL
A tecnologia de satélite está mudando completamente a maneira como a agricultura é gerenciada. EOS Data Analytics é uma empresa que está ajudando a enfrentar a mudança climática através da tecnologia e do uso de imagens de satélite da terra ao vivo na agricultura. O software especial desenvolvido pela empresa para agricultura e monitoramento do campo a partir do espaço torna a vida de cada agricultor o mais fácil possível. A empresa não apenas economiza tempo no gerenciamento da fazenda, mas as soluções tecnológicas da empresa prevêem mudanças nos campos agrícolas.
As soluções via satélite são o futuro. Eles serão capazes de avaliar os riscos e calcular os lucros ainda melhor, seus índices de vegetação são precisos e vantajosos para todos, e os dados obtidos de imagens de satélite em tempo real, que são calculados por máquinas com inteligência artificial, facilmente predizem o comportamento futuro da indústria ou de fazendas individuais.
QUAIS SÃO OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELO SETOR AGRÍCOLA DA AMÉRICA LATINA?
As mudanças nos padrões climáticos devido às mudanças climáticas na América Latina são um enorme problema para o continente. As temperaturas altas, as secas ou ciclones tropicais consequentes com os quais a agricultura da América Latina tem que lidar. O Brasil, a Argentina e o Paraguai estão passando por períodos prolongados de seca neste ano. Os efeitos podem ser antecipados utilizando tecnologia de satélite ao vivo da Terra em tempo real, que prevê perdas de rendimento na região. A América Latina também carece de equipamentos modernos e em muitos lugares da região não há acesso à tecnologia digital ou este é limitado devido à má qualidade da Internet. Este problema é particularmente agudo nas áreas rurais. A falta de agroespecialistas qualificados complica ainda mais a situação no continente. Os especialistas poderiam ajudar muito na luta diária dos pequenos e médios agricultores para aumentar os rendimentos.
DESENVOLVIMENTO DE DESASTRES E MONITORAMENTO DE IMPACTO
A tecnologia GIS e satélite pode facilmente detectar o problema de inundações, incêndios florestais, secas prolongadas e outros desastres e extremos climáticos. Existe um algoritmo especial para detectar ameaças com base em certas características, em um determinado período de tempo, forma e outras características pré-definidas. O EOSDA LandViewer ajuda todos os usuários que não são especialistas em GIS a detectar ameaças em sua área e de acordo com suas exigências. O usuário seleciona a primeira imagem de satélite tirada antes do evento em seu terreno e a mesma área após o evento. O software compara e mostra as mudanças.