Documento, entretanto, reforça alerta para uso racional da água em julho
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae), divulgou hoje (08) o Boletim Hidrometeorológico Integrado referente ao mês de junho. O documento destaca que, apesar dos volumes de chuva terem ficado acima da média do período em Santa Catarina, permanece o alerta para o uso racional da água.
Historicamente, os meses de outono e inverno são marcados por uma redução natural das precipitações. Entretanto, neste ano, o estado registrou acumulados de chuva que chegaram a ser duas vezes maiores do que o esperado para junho.
De acordo com o Boletim, os volumes de precipitação no mês passado foram mais altos nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. As regiões que registraram maiores índices foram entre o Grande Oeste e os Planaltos, com acumulados que ultrapassaram de 80 a 200 mm a média do período. No Litoral e Vale do Itajaí, o excedente ficou entre 40 e 120 mm. Apenas uma pequena área da Grande Florianópolis apresentou volumes próximos ou levemente acima da normalidade.
Apesar da chuva acima da média, aproximadamente 4,18% dos municípios catarinenses relataram alguma dificuldade para manter o abastecimento público de água, devido a dificuldades na captação. Além disso, o Índice Integrado destaca que cerca de 34,92% dos municípios do estado estavam classificados em situação de seca fraca.

Para a segunda e terceira semanas de julho, o Boletim indica a permanência do tempo seco em grande parte do estado, com volumes de precipitação abaixo da média para o período. Portanto, é fundamental que se intensifiquem as mobilizações e as medidas de mitigação para evitar perdas nas redes de abastecimento, com especial atenção ao uso racional da água, adotando medidas para a melhoria das condições para a população.
Recomendações para uso consciente da água:
- Evite banhos demorados;
- Mantenha a torneira fechada ao fazer a barba e ao escovar os dentes;
- Antes de lavar os pratos e panelas, limpe bem os restos de comida e jogue-os no lixo;
- Deixe a louça de molho na pia com água e detergente por uns minutos e ensaboe. Repita o processo e enxágue;
- Adote o hábito de usar a vassoura e não a mangueira para limpar a calçada e o quintal de sua casa;
- Não lave o carro durante a estiagem. Caso faça, use balde e pano para lavar o carro em vez de mangueira;
- Use regador para molhar as plantas em vez de utilizar mangueira;
- Utilize a máquina de lavar somente quando estiver na capacidade total;
- No tanque, feche a torneira enquanto ensaboa e esfrega a roupa;
- Mantenha a válvula de descarga regulada, e conserte imediatamente vazamentos.