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Arteris Litoral Sul terá nova tarifa de pedágio a partir da próxima quarta-feira

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Reajuste segue deliberação da ANTT e incorpora atualizações contratuais previstas na concessão

A partir da zero hora da próxima quarta-feira, 9, as tarifas de pedágio nas rodovias administradas pela Arteris Litoral Sul vão sofrer um reajuste. Essa decisão foi aprovada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e divulgada através da Decisão SUROD nº 41/2025, publicada no Diário Oficial da União na quinta-feira, 3. Com a nova atualização, a tarifa básica passa de R$ 5,20 para R$ 5,70.

De acordo com a Arteris, esse aumento leva em conta a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), com data-base em 22 de fevereiro de 2025, além de ajustes contratuais previstos no acordo de concessão.

Entre os fatores que justificam esse reequilíbrio estão os custos com desapropriações ocorridas entre o 9º e o 16º ano da concessão, despesas com a manutenção e fiscalização da obra do Ponto de Parada e Descanso (PPD) em Palhoça, a recuperação do terrapleno na pista sul da BR-376-PR, além de encargos relacionados ao cumprimento de uma sentença arbitral sobre a execução do Túnel 4 do Contorno de Florianópolis.

Os novos valores das tarifas vão valer nas cinco praças de pedágio sob a responsabilidade da Arteris Litoral Sul, que estão localizadas em São José dos Pinhais (PR), Garuva (SC), Araquari (SC), Porto Belo (SC) e Palhoça (SC). Essas praças abrangem trechos importantes como a BR-116/PR (Contorno Leste), BR-376-PR, BR-101-SC e o Contorno de Florianópolis.

Para facilitar a vida dos motoristas, a concessionária oferece várias opções de pagamento: dinheiro (cédulas e moedas), cartões de débito com tecnologia de aproximação, smartphones e smartwatches que permitem pagamentos via NFC, além de dispositivos de cobrança automática (TAGs).

A Arteris Litoral Sul afirma que continua investindo em melhorias nas rodovias que administra, contribuindo para o desenvolvimento da região Sul do Brasil e para uma mobilidade mais segura entre Paraná e Santa Catarina. O foco permanece na segurança viária, fluidez do tráfego e qualidade da infraestrutura.