Segundo ele, moradores próximos utilizam a propriedade como ponto de coleta
Gerson de Souza, morador do bairro Industrial 2, em Canoinhas, tem sofrido constantemente com descarte indevido de lixo em frente à sua propriedade, às margens da rodovia SC-477. Segundo ele, moradores de locais próximos têm jogado, de maneira indevida, sacolas com resíduos em frente à sua casa. “O pessoal vem durante a semana, joga lixo aqui e os cachorros dos vizinhos vêm e espalham, acaba que eu tenho que vir para juntar lixo dos outros, está complicada a minha situação”, comentou.
O morador chegou a fazer vários registros fotográficos, alegando serem de semanas diferentes, que evidenciam diversos sacos de lixo jogados em frente à sua propriedade. “Eu mesmo só coloco lixo ali nos dias em que o caminhão da coleta vai passar, mas o pessoal vem e joga a qualquer dia da semana, e a minha casa não é ponto de coleta”, relatou.

Procurada pela reportagem, a prefeitura de Canoinhas informou que, pelo fato do local estar fora do perímetro urbano, a coleta é realizada de 15 em 15 dias. O morador confirma que o caminhão da coleta passa no local com esta frequência, sempre às segundas-feiras. A reclamação, no entanto, é com o fato dos vizinhos entenderem, de forma equivocada, que a área em frente à sua casa seria destinada ao descarte de lixo. “Se colocassem no dia anterior ao da coleta, os cachorros não fariam essa bagunça, mas muitas vezes jogam o lixo e fica aqui quase 15 dias”, finalizou.
