Temperaturas voltam a diminuir no domingo
A quinta-feira, 8, começou com um nevoeiro denso, mas logo o sol se fez presente em todas as regiões de Santa Catarina. O calor fora de época, causado por uma massa de ar quente, elevou as temperaturas entre 27 e 32°C em todo o estado. Essa situação é resultado de uma condição pré-frontal, que antecede a chegada de uma frente fria que está se formando no Rio Grande do Sul, conforme informações do Ciram/Epagri, órgão responsável por monitorar o clima em SC.
Para esta sexta-feira, 9, a previsão é de que o sol apareça pela manhã, mas com um aumento nas nuvens ao longo do dia. A partir da tarde, a frente fria em deslocamento pelo RS deve chegar a SC, trazendo chuvas e temporais isolados, começando pelas regiões oeste e sul do estado e avançando para outras áreas à noite. As temperaturas continuam elevadas, podendo alcançar até 33°C, reflexo da condição pré-frontal.
No sábado, 10, a madrugada e a manhã devem ser marcadas por chuvas e temporais isolados, especialmente entre a Grande Florianópolis e o norte do estado, devido ao rápido deslocamento da frente fria. Ao longo do dia, as nuvens devem se dissipar e o sol aparecer em boa parte do estado, com a chegada de uma massa de ar mais seco e frio. Com a chuva, as temperaturas começam a cair, com máximas previstas abaixo de 25°C e mínimas à noite.
No domingo, 11, Dia das Mães, e na segunda-feira, 12, a chegada de uma massa de ar mais frio e seco no Sul do Brasil promete um retorno ao tempo firme e ensolarado, com alguns nevoeiros isolados ao amanhecer. As temperaturas devem cair, especialmente de madrugada e no começo do dia, variando entre 0° e 4°C, com chance de geada nas áreas mais altas do Planalto Sul. Durante o dia, as temperaturas devem ficar amenas, entre 18°C e 26°C em todo o estado.