Bombeiros atenderam a mãe e a criança
Por volta das 9h15 desta quinta-feira, 8, a equipe dos bombeiros de Canoinhas foi chamada na prefeitura de Canoinhas. Segundo o relato do solicitante, tratava-se de um caso de aborto espontâneo no banheiro feminino do prédio. Ao chegarem no local, os socorristas encontraram uma situação inesperada: uma jovem de 18 anos havia entrado em trabalho de parto no banheiro e dado à luz antes da chegada da equipe.
Uma servidora que estava presente no local recebeu os socorristas e estava com o recém-nascido nos braços. A bebê, uma menina, apresentava sinais vitais estáveis, ainda estava ligado ao cordão umbilical e à placenta, e estava envolto em um pano. A mãe, de 18 anos, estava consciente e orientada, sentada no vaso sanitário, mas apresentava uma pele pálida e fria, além de relatar fraqueza muscular.
A equipe de atendimento pré-hospitalar realizou os procedimentos padrão, avaliando tanto a mãe quanto o bebê, controlando os sinais vitais e mantendo a temperatura corporal do recém-nascido, além de fornecer os cuidados imediatos necessários. Após a estabilização inicial, mãe e filha foram levados pelos bombeiros até a maternidade de Canoinhas, onde receberam atendimento médico especializado. Ambos passam bem.
NOTA
O Governo do Município de Canoinhas confirmou a informação por meio de nota:
“Servidores da Secretaria Municipal de Saúde demonstraram excepcional profissionalismo e sensibilidade ao prestar os primeiros cuidados à mãe e ao recém-nascido, oferecendo amparo e suporte até a chegada do Corpo de Bombeiros. A rápida e eficiente atuação dos nossos profissionais foi fundamental para garantir o bem-estar de ambos”, diz a nota do Município.
Mãe e bebê foram prontamente encaminhados pelo Corpo de Bombeiros à maternidade do Hospital Santa Cruz de Canoinhas, “onde seguem recebendo toda a assistência necessária”, completa a nota.
A prefeitura Juliana Maciel Hoppe (PL) gravou um vídeo sobre o caso: